Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/802
Título: Qualidade de grãos de milho acondicionados em diferentes embalagens
Autor(es): Brito, Wyston Robson Alves de
Palavras-chave: Milho
Armazenamento
Embalagem
Data do documento: 2020
Citação: Brito, Wyston Robson Alves de. Qualidade de grãos de milho acondicionados em diferentes embalagens. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 40 f., 2020.
Resumo: O milho se destaca como uma das culturas mais importantes no mundo. Por ser uma cultura com elevado grau de adaptação a diferentes ecossistemas, o milho é cultivado tanto em grandes e pequenas propriedades rurais. No entanto, o grão é suscetível a transformações principalmente durante seu período de armazenamento. Sendo assim, esse trabalho tem como principal objetivo, analisar a qualidade dos grãos de três cultivares de milho (Feroz Viptera 3 F1, Feroz Viptera 3 F2 e BRS 3046 F1), acondicionados em três tipos de embalagens (garrafas pet, sacos de algodão crú e sacos plásticos). O experimento foi realizado, nas instalações do Laboratório de Produção Vegetal do IF Sertão PE, Campus Petrolina, Zona Rural. Após o acondicionamento nas embalagens os grãos foram armazenados, durante o período de 60 dias de armazenamento, onde foi observado a condutividade elétrica, teor de umidade, peso de 1000 grãos e a incidência de insetos que acometeram as cultivares. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 3, sendo três cultivares e três tipos de embalagens com 4 repetições para cada tipo de embalagem. Para análise estatística, as variáveis foram submetidas a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Após o período de 60 dias de armazenamento, as embalagens plásticas foram as que apresentaram menores incidências de insetos na massa de grãos, menores perdas de massa e de teor de água, principalmente as embalagens de garrafas pet, mostrando ser uma alternativa eficiente, sustentável e econômica para o armazenamento de grãos para os pequenos produtores. As cultivares Feroz Viptera F2 e BRS 3046 F1 demonstraram serem mais susceptíveis a ataques de pragas de armazenamento, pois, apresentaram valores elevados de incidência de insetos na massa dos grãos, acondicionados na embalagem de pano de algodão cru, que possui maior permeabilidade. Além de apresentarem também as maiores perdas de massa e teor de umidade.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/802
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Brito, Wyston Robson Alves de. Qualidade de grãos de milho acondicionados em diferentes embalagens.pdf891,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.