Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/804
Título: Agricultura social: a multiplicidade de um novo conceito. Uma revisão de literatura
Autor(es): Rocha, Anderson Alves da
Palavras-chave: Agricultura social
Agricultura familiar
Desenvolvimento social
Data do documento: 2021
Citação: Rocha, Anderson Alves da. Agricultura social: a multiplicidade de um novo conceito. Uma revisão de literatura. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 24 f., 2021.
Resumo: A agricultura Social é um fenômeno emergente nas localidades rurais e peri urbanas européias e mundiais, cada vez mais estudada, difundida e implementada nas mais diversas sociedades como forma inovadora de promover o atendimento dos seres humanos nas suas necessidades econômicas, físicas, fisiológicas, sociais, espirituais e culturais, em harmonia com os recursos naturais disponíveis. A agricultura social como movimento de afirmação filosófica, histórica, econômica, social, cultural e ambiental no Brasil, demanda para a sua fundamentação, nos diversos cenários a que se propõe, as garantias resguardadas pela lei Estatuto da Terra – Lei No. 4.504/64 que em seu artigo 2º afirma: "É assegurada a todos a oportunidade de acesso à propriedade da terra, condicionada pela sua função social, na forma prevista na lei. Posteriormente a constituição brasileira de 1988 reafirrma o estatuto da terra, no artigo 5º, complementado pelos §§ 22 e 23, que compõe o capítulo dos direitos básicos das pessoas. Mais recentemente a lei complementar Nº 93 de 4 de fevereiro de 1998, que institui o fundo de terras e da reforma agrária – Banco da Terra. Deste modo, amparado legalmente pelos dispositivos das leis nacionais, a Agricultura Social alicerça suas bases partindo do princípio que, todos que precisam, e todos que possuem o direito de propriedade ou direito de exploração de terras para fins agrários, podem e devem ser alcançados pelos benefícios duradouros do conceito Social que envolve a agricultura no Brasil. Desta forma este trabalho reúne vários autores, nacionais e internacionais, que através de publicações cientificas nos mostram as nunces do fenômeno atual e crescente da Agricultura Social, sendo estas publicações objeto deste estudo de revisão literária, que objetiva a compreensão do imenso universo social agrário mundial nos mais diversos biomas em que se encontram. Alguns estudos recentes, comprovam que em vários cenários ações direcionadas a uma construção de sistemas produtivos mais igualitários, retornam inúmeros benefícios para a agricultura familiar mundial. De fato a pesquisa que embasa este trabalho de conclusão de curso, evidencia, por meio das publicações estudadas, o benefício das práticas politicas, culturais, agronômicas, agroecológicas, ambientais, étnicas e econômicas, como ações inter relacionadas, e desta forma indissóciavéis no conceito de agricultura social.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/804
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.