Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/809
Título: Estudo transversal da artrite encefalite caprina e principais características da caprinocultura em municípios situados em região de clima semiárido
Autor(es): Santos, Jonas Natalino Lima dos
Palavras-chave: Caprinocultura
Doenças em caprinos
Semiárido nordestino
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Jonas Natalino Lima dos. Estudo transversal da artrite encefalite caprina e principais características da caprinocultura em municípios situados em região de clima semiárido. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 43 f., 2022.
Resumo: A caprinocultura se destaca na região nordeste do Brasil, pelo seu expressivo rebanho e produção de carne e leite, no entanto algumas condições de manejo e estrutura zootécnica deficientes podem se tornar um grande problema para os produtores, gerando problemas sanitários e consequentemente o desenvolvimento de doenças como a artrite encefalite caprina (CAE) que promovem a mortalidade do animal. Assim, objetivou-se com este trabalho realizar um estudo para conhecer a frequência de animais positivos para CAE e as características do ecossistema produtivo em municípios situados em regiões de clima semiarido. Com esse propósito, foi realizada amostragem não-probabilística por conveniência, sendo as amostras de sangue coletadas e em seguida encaminhadas para o IFSertãoPE até a realização dos exames. Foi preenchido em cada criação um questionário semiestruturado com questões relacionadas ao sistema de produção animal. As amostras de soro foram submetidas ao teste de imunodifusão em Gel de Agarose (IDGA) visando detectar anticorpos anti-lentivírus da CAE. No total foram visitadas 11 criações de caprino, duas no estado da Bahia e nove no Pernambuco, totalizando 305 coletas, sendo detectada a presença de um animal positivo em propriedade localizada no município de Santa Maria da Boa Vista-PE. Nas propriedades estudadas, observou-se que a falta de assistência técnica constitui um dos entraves para o desenvolvimento da atividade. O que pode acarretar no aparecimento de enfermidades. Conclui-se que a CAE está presente na região estudada, porém em baixa frequência, sendo fundamental o monitoramento desta enfermidade pelas autoridades sanitárias locais.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/809
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.