Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/824
Título: Cultivo da goiabeira 'paluma' com porta enxerto 'híbrido' sob diferente lâminas de irrigação no Vale do submédio São Francisco
Autor(es): Silva, Jucicléia Soares da
Palavras-chave: Ciências Agrárias
Psidium guajava
evapotranspiração
produção
pós-colheita
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, J. S. Cultivo da goiabeira 'paluma' com porta enxerto 'híbrido' sob diferente lâminas de irrigação no Vale do submédio São Francisco. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 18f., 2022.
Resumo: A goiabeira (Psidium guajava L.) é amplamente cultivada em áreas irrigadas principalmente em regiões semiáridas, situando-se entre as fruteiras de maior valor econômico para o Nordeste brasileiro, com caraterística marcante de sensibilidade ao manejo hídrico. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a produção e qualidade de frutos da goiabeira ‘Paluma’ com e sem o porta enxerto ‘Híbrido’ sob diferentes lâminas de irrigação no Vale do Submédio São Francisco. O experimento foi conduzido no Campo Experimental de Bebedouro, pertencente à Embrapa Semiárido, localizado no município de Petrolina-PE. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso em esquema fatorial misto 2 x 4, sendo duas formas de cultivo da goiabeira ‘Paluma’, sem porta enxerto e com o porta enxerto ‘Híbrido’ (que é tolerante a nematoide) e quatro lâminas de irrigação, 60, 80, 100 e 120% da evapotranspiração da cultura (ETc), com 4 repetições. Foram avaliadas a produção e qualidade póscolheita (sólidos solúveis e acidez titulável). Recomenda-se emprego do porta enxerto e condução do ciclo produtivo no segundo semestre do ano, para o Vale do Submédio São Francisco, com lâmina de irrigação da ordem de 120% da ETc.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/824
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)
Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.