Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/829
Título: Caracterização de goiabas comercializadas em feiras livres no município de Petrolina-PE
Autor(es): Santos, João Marcos Galvão dos
Palavras-chave: Goiaba
Pós-colheita
Comercialização
Feiras livres
Data do documento: 2021
Citação: Santos, João Marcos Galvão dos. Caracterização de goiabas comercializadas em feiras livres no município de Petrolina-PE. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 15 f., 2021.
Resumo: A goiaba (Psidium guajava) é uma das frutas tropicais de maior destaque na América do Sul, de onde é originária, devido seu valor nutricional, aroma e sabor. O presente trabalho objetivou analisar as características físicas e químicas de goiabas comercializadas nas feiras livres do município de Petrolina, Pernambuco. As goiabas foram obtidas nas feiras livres da Areia Branca e da Cohab em diferentes feirantes. Os frutos após estarem com a casca amarela foram avaliados quanto ao diâmetro e massa fresca do fruto, sólidos solúveis, acidez titulável e relação SS/AT. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado com oito tratamentos, feirantes em três feiras livres (Areia Branca com três feirantes, Areia Branca – orgânicos com dois feirantes e Cohab com três feirantes), três repetições e três frutos por unidade experimental. Os dados foram analisados pela ANOVA e teste de Tukey a 5% de probabilidade. Nas variáveis diâmetro longitudinal e massa fresca dos frutos destacaram-se os frutos orgânicos, pois, os mesmos obtiveram os maiores valores. Já com relação aos sólidos solúveis os frutos obtidos na feira da Areia Branca tiveram os maiores valores quando comparado aos demais. As goiabas orgânicas apresentaram menor acidez titulável em relação às adquiridas na feira da Cohab feirante 3. No entanto, para a relação SS/AT não se observou diferença estatisticamente significativa. Portanto, as goiabas obtidas na feira da Areia Branca – Orgânicos apresentaram melhor qualidade em relação aos demais.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/829
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.