Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/832
Título: Produção e qualidade de melancia em função da salinidade da água de irrigação e de fertilizantes
Autor(es): Brito, Lucas da Silva
Palavras-chave: Melancia
Irrigação
Salinidade
Fertilizantes orgânicos
Data do documento: 2021
Citação: Brito, Lucas da Silva. Produção e qualidade de melancia em função da salinidade da água de irrigação e de fertilizantes. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 26 f., 2021
Resumo: A melancia (Citrullus lanatus) é uma cucurbitácea de grande importância social e econômica no Brasil, em especial na região Nordeste, onde o clima tem se mostrado bastante favorável ao seu cultivo. Entretanto, a escassez de água tem levado muitos produtores do semiárido nordestino ao uso de água salobra na agricultura, tornandose este um dos principais fatores que limita a produção e a qualidade dos frutos na região. Com isso, surge a necessidade de buscar alternativas que possam reduzir os efeitos da salinidade sobre as plantas e evite perdas de rendimento e qualidade de frutos. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento produtivo e a qualidade da melancia cv. Crimson Sweet em função da irrigação com águas de diferentes salinidades e sua interação com a aplicação de fertilizantes orgânico e mineral. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 3, com quatro repetições, utilizando os seguintes tratamentos: cinco níveis de salinidade da água de irrigação (0,10; 2,00; 3,00; 4,00; e 8,00 dS m-1), dois tipos de fertilizantes líquidos (Hortiplus Ativador® e Extrato de Leonardita) e testemunha. As variáveis analisadas foram número médio dos frutos totais, massa fresca média dos frutos totais, porcentagem dos frutos comerciais, número de frutos/planta, espessura média da polpa, espessura média da casca, teor de sólidos solúveis e acidez titulável. Os resultados foram submetidos à análise de variância estudando-se a interação entre os fatores, comparação de médias pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade de erro e à análise de regressão ao nível de 5% de probabilidade. Constatou-se que a condutividade elétrica (CE) da água de irrigação promoveu decréscimo sobre todas as variáveis estudadas. Com relação aos fertilizantes utilizados no experimento, não houve efeito isolado dos mesmos nem da interação produto x salinidade.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/832
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.