Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/835
Título: Estimativa de coeficientes de repetibilidade, sob diferentes métodos, para produtividade do híbrido mavuno (B. Brizantha x B. ruziziensis)
Autor(es): Barbosa, Mirele Xavier Silva
Palavras-chave: Forragem
Melhoramento genético
Data do documento: 2021
Citação: Barbosa, Mirele Xavier Silva. Estimativa de coeficientes de repetibilidade, sob diferentes métodos, para produtividade do híbrido mavuno (B. Brizantha x B. ruziziensis). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 43 f., 2021
Resumo: O objetivo do presente estudo foi estimar o coeficiente de repetibilidade, por diferentes métodos, para a produção da matéria seca do híbrido Mavuno sob duas intensidades de corte e três frequências, no Semiárido brasileiro. O trabalho foi realizado em uma área experimental no IF Sertão-PE/Campus Petrolina Zona Rural, no período de agosto de 2019 a agosto de 2020, durante o período experimental, a precipitação pluviométrica anual foi de aproximadamente 376 mm com temperatura média anual de 27,07º C, localizada nas coordenadas geográficas de 9°20’14,56” S e 40º 42’ 3,27”. A análise física relatou a granulometria de acordo com o tipo de solo: Argissolo amarelo. O plantio foi realizado em agosto de 2019, em sulcos abertos a uma profundidade de 20 cm, utilizando-se uma taxa de semeadura de 12 kg de sementes/ha, com o sistema de irrigação por aspersão. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade, os coeficientes de repetibilidade foram avaliados pelo método de análise de variância, componentes principais pela matriz de covariância e correlação e pela análise estrutural-correlação analisados pelo Programa GENES. O efeito dos tratamentos foi significativo (P<0,01) para a produção da matéria seca do híbrido Mavuno, apresentando coeficiente de repetibilidade de média a ampla magnitude, indicando confiabilidade nos resultados, havendo regularidade na produção de um corte para o outro.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/835
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.