Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/838
Título: Letalidade de óleos essenciais de plantas medicinais sobre Thrips tabaci (Thysanoptera: Thripidae)
Autor(es): Carvalho, Sabrina Késsia de
Palavras-chave: Entomologia
Inseticida botânico
Controle de pragas
Óleos essenciais
Data do documento: 2021
Citação: Carvalho, Sabrina Késsia de. Letalidade de óleos essenciais de plantas medicinais sobre Thrips tabaci (Thysanoptera: Thripidae). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 39 f., 2021
Resumo: O Thrips tabaci é a principal praga na cultura da cebola, causando lesões como retorcimento, seca das ponteiras, enrolamento, necrose de folhas e até a morte da planta. Inseticidas químicos são comumente utilizados no controle desta praga. Porém, esta prática é responsável em gerar contaminação aos bulbos e aos recursos naturais. Diante disso, têm-se a necessidade de utilizar métodos naturais, como extratos botânicos e óleos essenciais no controle de tripes. Esse trabalho avaliou o potencial dos óleos essenciais das plantas medicinais de Mentha piperita, Lippia sidoides, Cymbopogon winterianus, Cymbopogon citratus, Lippia alba e Thymus vulgaris no controle de T. tabaci em condições de laboratório. Discos de papel de filtro foram tratados com os óleos essenciais à 1%, diluídos em tween 20 a 0,5% e álcool etílico a 0,2%. Dez larvas de tripes foram colocadas sobre os discos tratados que estavam dentro de placas de polietileno. Posteriormente, as placas foram fechadas com filme plástico e acondicionadas em BOD à 25±1°C, 80±5 % de UR e fotofase de 12 h. O delineamento foi inteiramente casualizado com 4 repetições e 8 tratamentos, sendo seis óleos das plantas medicinais, o controle positivo (óleo essencial de nem) e a testemunha (controle negativo – sem óleo). A avaliação dos insetos foi realizada após 24 h, contando-se os insetos mortos. Os dados foram submetidos ao teste de médias e comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Das sete espécies testadas T. vulgaris e L. sidoides obtiveram 67,5% e 85% de mortalidade, respectivamente, apresentando diferenças significativas em comparação com as demais. O óleo essencial de L. alba obteve 20% de mortalidade, seguido de C. winterianus (17,5 %), M. piperita (15%), A. indica (12,5%) e C. citratus (7,5%). Os resultados indicam que as espécies tomilho e alecrim-de-vaqueiro possui potencial inseticida no controle do tripes da cebola.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/838
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.