Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/842
Título: Importância do cooperativismo para a agricultura familiar: um estudo sobre a Cooperativa Agropecuária Familiar Sertão Forte de Casa Nova e região (COOAF)
Autor(es): Castro, Igor Araújo
Palavras-chave: Agricultura familiar
Caprinocultura
Cooperativismo
Data do documento: 2022
Citação: CASTRO, Igor Araújo. Importância do cooperativismo para a agricultura familiar: um estudo sobre a Cooperativa Agropecuária Familiar Sertão Forte de Casa Nova e região (COOAF). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 33 f., 2022.
Resumo: O Agronegócio nacional tem se tornado cada vez mais promissor, e a agricultura familiar exerce papel crucial na economia nacional, através da produção agropecuária principalmente na região Nordeste do país, gerando empregos no campo, reduzindo o êxodo rural e contribuindo para os setores sociais e ambientais, com incentivo de programas de assistência e cooperativismo tornam a agricultura familiar mais notável e com produtos mais acessíveis no comércio agrícola. O objetivo desse trabalho é analisar a importância das cooperativas para seus cooperados oriundos da agricultura familiar, tendo como referência a Cooperativa COOAF (Cooperativa Agropecuária Familiar Sertão Forte de Casa Nova e Região) na cidade de Casa Nova (BA). A metodologia utilizada para o trabalho foi uma pesquisa é descritiva, bibliográfica e fonte primária, tendo como análise um estudo de caso, no qual o objeto de estudo foi a cooperativa COOAF (Cooperativa Agropecuária Familiar Sertão Forte de Casa Nova e Região). A COOAF é uma cooperativa que atende comunidades rurais de fundo de pasto do município de Casa Nova, onde organiza a comercialização de produtos produzidos pelos agricultores associados, tendo a carne de caprino como maior produção por essas comunidades, onde também são fornecidos produtos como: mel, mandioca, batata doce e produtos beneficiados, que além de comercializados, são destinados a programas governamentais como o PAA e PNAE. Através de parcerias de várias entidades, a COOAF proporciona a possibilidade de financiamentos, estruturas, assessorias, desenvolvimento educacional promovendo aos agricultores sustentabilidade alimentar, qualidade de seus produtos e o acesso ao comércio agrícola que hoje tem se tornado cada vez mais competitivo e exigente.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/842
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.