Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/851
Título: Caracterização química e potencial antimicrobiano dos óleos essencias do bamburral e marmeleiro frente a patógenos de importância na mastite em pequenos ruminantes
Autor(es): Nascimento, Bruna Walleska Campos
Palavras-chave: Caprinovinocultura
Doenças em caprinos
Óleos essenciais
Tratamentos alternativos
Data do documento: 2022
Citação: NASCIMENTO, Bruna Walleska Campos. Caracterização química e potencial antimicrobiano dos óleos essencias do bamburral e marmeleiro frente a patógenos de importância na mastite em pequenos ruminantes. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 35 f., 2022.
Resumo: A caprinovinocultura tem grande potencial econômico, social e cultura no semiárido brasileiro. No entanto, os produtores rurais enfrentam sérios entraves de origem sanitário, para o crescimento da atividade na região Nordeste. Destaca-se a mastite, sendo ocasionada principalmente por diversas bactérias do gênero Staphylococcus spp. A utilização de antibióticos de forma abusiva causa preocupação para Saúde Pública, devido a seleção de bactérias resistentes aos antibióticos convencionais. Por essas razões, novos estudos na área do desenvolvimento de agentes antimicrobianos são necessários e a pesquisa de atividade biológica em espécies do bioma caatinga podem subsidiar novas alternativas para o tratamento da mastite. Portanto, este trabalho objetivou avaliar in vitro o potencial do óleo essencial obtidos a partir das folhas do marmeleiro e bamburral frente aos isolados de relevância aos casos de mastite subclínica. O experimento foi realizado no laboratório de Microbiologia do IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural. O material vegetal foi coletado e identificado, produzindo exsicatas. Em seguida foi realizado o processamento destas espécies vegetais para a obtenção do óleo essencial, logo após, fez-se a caracterização química por meio da cromatografia gasosa. A pesquisa da atividade biológica utilizou as técnicas da CIM e CBM. Também empregou-se a técnica do Docking Molecular visando identificar o potencial dos óleos. Os óleos essenciais não apresentaram atividade antimicrobiana em nenhuma concentração. Os principais compostos presentes no Croton blanchetianus Baill. foram o espatulenol, β-Felandreno, eucaliptol e bisabolol. Em relação a Mesosphaerum suaveolens os compostos majoritários foram o eucaliptol e cariofileno. O resultado do Docking Molecular indicou que compostos ligantes possuem energia de ligação próxima aquela observada para gentamicina, sugerindo que estes compostos naturais podem ao longo do tempo promover a redução da produção de biofilme nos isolados testados.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/851
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.