Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/858
Título: Diagnóstico das áreas produtivas do departamento de pesquisa, extensão e desenvolvimento rural do campus Petrolina Zona Rural
Autor(es): Vale, Raimundo Nonato Alves do
Palavras-chave: IF SertãoPE - Campus Petrolina Zona Rural
Estrutura organizacional
Áreas agrícolas
Diagnóstico
Data do documento: 2022
Citação: VALE, Raimundo Nonato Alves do. Diagnóstico das áreas produtivas do departamento de pesquisa, extensão e desenvolvimento rural do campus Petrolina Zona Rural. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 39 f., 2022.
Resumo: Um dos principais objetivos do diagnóstico das áreas produtivas localizadas no Departamento de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Rural (DePEDR) do Campus Petrolina Zona Rural (CPZR) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertaoPE), é a construção de um banco de dados que possibilite a identificação das culturas e a construção de um quadro situacional de ocupação dos espaços agrícolas presentes no campus. Um dos principais motivadores para a realização deste projeto, trata da necessidade de construção de um documento de base, que se ocupe do mapeamento das áreas agrícolas com potencial produtivo, possibilitando o conhecimento do tipo de solo por setor, cultivos implantados e potenciais produtivos. Enquanto estrutura de gestão, planejamento e apoio das atividades agrícolas, o CPZR apresenta a seguinte estrutura: Direção de Administração e Planejamento (hierarquicamente superior), Departamento de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Rural com três Coordenações assessórias: Coordenação de Agropecuária (CAGRO), Coordenação de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CPIP) e Coordenação de Extensão e Desenvolvimento Organizacional (CEDO). A CAGRO é a Coordenação responsável pelo planejamento, implantação e acompanhamento das ações nos espaços produtivos; a CPIP é a Coordenação responsável por planejar e acompanhar as atividades de pesquisa e inovação; a CERO é a Coordenação responsável por planejar e acompanhar as atividades de extensão, formação inicial e continuada e os estágios/parcerias, entre outras ações. Após conhecer a estrutura de funcionamento, esta pesquisa enveredou pelos caminhos de construção de um histórico de ocupação das áreas produtivas desde os primeiros anos de cultivo, traçando comparativos com a situação atual. O levantamento de dados nos permitiu, além de mapear as áreas de ocupação dos espaços agrícolas do DePEDR, conhecer o potencial produtivo dos setores agrícolas, constituindo-se neste, um valioso instrumento para tomada de decisões sobre ações estratégicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação agrícola.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/858
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.