Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Regiane Carvalho de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T18:45:07Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T18:45:07Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/866 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo objetiva analisar a Sala de Aula Invertida (SAI) como estratégia metodológica para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Médio Integrado da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Raimundo Saraiva Coelho em Juazeiro do Norte/CE, no âmbito da área de concentração da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e dentro da linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT”. A pesquisa desenvolvida foi de natureza quali-quantitativa, utilizando-se a pesquisa-ação e o estudo de caso para a implementação da proposta de intervenção. Este estudo também se caracterizou como exploratório-descritivo, pautado em levantamento bibliográfico através da investigação das contribuições das metodologias ativas, em especial a SAI, para o processo de ensino e aprendizagem. Participaram da pesquisa discentes do 3º ano do ensino médio integrado do curso de Design de Interiores, nas aulas do componente curricular de Língua Espanhola, durante os meses de maio a junho de 2022. Para a investigação da temática foram aplicados questionários aos discentes como também foi elaborado um produto educacional, uma sequência didática, baseado na abordagem da SAI. A realização da sequência didática apresentou como resultado a produção de histórias em quadrinhos para um festival de humor, evidenciando o protagonismo, a autonomia e interação dos estudantes na construção do conhecimento, postura essa esperada quando se coloca o foco do processo de ensino e aprendizagem no aprendiz. | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem de língua espanhola permeados pela proposta de sala de aula invertida na educação profissional e tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA PERMEADOS PELA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.