Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/870
Título: Proposta de práticas didáticas para o ensino-aprendizagem da química experimental
Autor(es): Silva, Angela Elizabeth da
Palavras-chave: Educação – Ensino-Aprendizagem
Química experimental
Reações químicas – Ensino de Química
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, ANGELA ELIZABETH DA. Proposta de práticas didáticas para o ensino-aprendizagem da química experimental. TCC (Graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Licenciatura em Química, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 50f., 2018.
Resumo: As aulas experimentais no ensino de Química são essenciais para facilitar o processo ensino-aprendizagem, pois surgem como alternativas para auxiliar na compreensão de conteúdos considerados “abstratos”, como por exemplo, as reações químicas citadas nos livros didáticos. Os experimentos, por mais simples que sejam, promovem a ligação da teoria e da prática, com o intuito de promover a aprendizagem de forma mais integradora, holística e, mais próxima possível, da realidade do educando. Sendo assim, torna-se necessário que cada professor propicie um espaço para a abordagem de temas relevantes e significativos para o ensino da Química, mesmo sem um local adequado, como deveria ser num laboratório. Este é importante, mas não imprescindível, não especificamente no Ensino Fundamental. Neste contexto, apresentamos no decorrer deste estudo uma proposta de inserção do conteúdo de Densidade e Reações Químicas, como aula experimental em sala de aula na Escola São Vicente de Paula, Centro de Ouricuri (PE), na turma do 9° ano A, na aula de Ciências. Durante a atividade, percebeu-se o interesse dos alunos, pois despertou um desejo de maior participação, a partir da interação e da curiosidade em relação aos experimentos. A atividade reafirma a proposta de pesquisadores da área de quão é importante o papel do professor e da elaboração de propostas metodológicas a fim de permitir que o aluno amplie seu próprio conhecimento mediante uma participação ativa e interativa, buscando melhorar a visão de ensinoaprendizagem de Química no 9º ano da Educação Básica, numa escola estadual do município de Ouricuri - PE.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/870
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA DE PRÁTICAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA EXPERIMENTAL.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.