Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/873
Título: Estudo teórico da absorção dérmica de protetores solares com o uso de parâmetros moleculares
Autor(es): Lopes, Francisca Samara de Alencar
Data do documento: 2018
Citação: LOPES, FRANCISCA SAMARA DE ALENCAR. Estudo teórico da absorção dérmica de protetores solares com o uso de parâmetros moleculares. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 83f., 2018.
Resumo: Os agentes protetores foram analisados utilizando um tratamento estatístico dos parâmetros geométricos e eletrônicos obtidos a partir de cálculos AM1 e DFT/BLYP/6-311++G(d,p). A interação dos agentes protetores com DNA-guanina e melanina são descritos através da teoria RVB como um processo de transferência de elétron envolvendo os orbitais de fronteira HOMO e LUMO. Por meio de uma ACP das propriedades eletrônicas e geométricas, afinidade eletrônica, energia de ionização, gap de energia (LUMO-HOMO), momento de dipolo, volume, área, energia de ligação e atração eletrostática, obtivemos evidências da atividade protetora dos filtros solares. O estudo identificou a relação entre comprimento de onda e o gap de energia dos agentes protetores, assim também como a relação da proteção solar com o LogP e a transmitância dos compostos. O método QSAR foi estudado para prever a permeabilidade dos agentes protetores através do LogP utilizando modelos matemáticos com técnicas de RLM. Este trabalho também comprova a importância dos modelos teóricos da química quântica na identificação da ação protetora dos filtros solares. Embora existam poucos dados na literatura sobre os agentes protetores, os resultados do presente estudo mostram a significância do modelo na previsão da proteção da pele. Desta forma, os resultados aqui obtidos servem de subsídios para entendermos como ocorre a proteção da pele contra os raios solares, e a importância dos compostos químicos na produção dos protetores solares.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/873
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDO TEÓRICO DA ABSORÇÃO DÉRMICA DE PROTETORES SOLARES COM O USO DE PARÂMETROS MOLECULARES.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.