Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/875
Título: Síntese e Caracterização da Hidroxiapatita por Co-precipitação Seguido do Método Hidrotérmico
Autor(es): Guimarães, Leidiane Siqueira
Palavras-chave: biomateriais
co-precipitação
hidrotérmico
hidroxiapatita
Data do documento: 2014
Citação: GUIMARÃES, LEIDIANE SIQUEIRA. Síntese e Caracterização da Hidroxiapatita por Co-precipitação Seguido do Método Hidrotérmico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 9f., 2014.
Resumo: Neste trabalho é relatada a síntese e obtenção de partículas de hidroxiapatita, biomaterial que se destaca por suas aplicações nas áreas médicas, ortopédicas e odontológicas. A síntese foi realizada por co-precipitação em presença dos surfactantes lauril sulfato de sódio (LSS), e brometo de cetil trimetil amônio (CTAB) seguido pelo método hidrotérmico. Foi desenvolvido um estudo para avaliar a presença de surfactantes, variações do tempo de processamento no crescimento e formação das partículas. Os pós – obtidos foram caracterizados por difração de raios-X, espectroscopia Raman e espectroscopia de absorção no infravermelho com transformada de Fourier. Nas caracterizações observaram-se sinais que sugere a existência da fase do material; confirmando-se que o processamento hidrotérmico é um método eficiente e de baixo custo para a obtenção da hidroxiapatita.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/875
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Síntese e Caracterização da Hidroxiapatita por Co-precipitação Seguido do Método Hidrotérmico.pdfTCC - Leidiane Siqueira Guimarães3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.