Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/876
Título: Síntese de Coacervato a partir de Sais Divalentes e Polifosfato de Sódio
Autor(es): Medeiros, Michelle de Carvalho
Palavras-chave: Polifosfato de sódio
metais divalentes
coacervato
Data do documento: 2014
Citação: MEDEIROS, MICHELLE DE CARVALHO. Síntese de Coacervato a partir de Sais Divalentes e Polifosfato de Sódio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 18f.,2014.
Resumo: Dentro de ciências de materiais, o estudo do coacervato apresenta grande destaque. Nesse artigo foi estudado o mecanismo da coacervação o a partir de soluções aquosas de polifosfato de sódio e de diferentes sais de metais divalentes na formação dos coacervatos via coacervação mista. Os coacervatos foram preparados pela mistura das soluções aquosa de polifosfato de sódio (NaPO3) 4 mol.L.-1 e sais divalentes das soluções (CaCl2.2H2O, MgCl2.6H2O, NiCl2.6H2O, ZnCl2 anidro, CuCl2.H2O e CoCl2.6H2O) 2 mol L-1. A fim de verificar a influência do metal, foram testados coacervatos a partir de coacervação simples e mista que se caracteriza pela adição de dois ou mais metais em um mesmo sistema. Os diferentes coacervatos foram caracterizados a partir das técnicas de: Espectroscopia Vibracional na região do infravermelho (IV) em que foi possível verificar que a coordenação do íon metálico ocorreu em grupamentos do meio da cadeia polimérica de polifosfato de sódio, Análise Reológica em que sugere que grandezas de raio iônico e entalpia de hidratação do íon metálico foram determinantes para a forma da interação entre os íons e por fim, a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV/EDS) em que o raio iônico mostrou ser crucial na efetiva incorporação na cadeia polimérica.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/876
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Síntese de Coacervato a partir de Sais Divalentes e Polifosfato de Sódio.pdfTCC - Michelle de Carvalho Medeiros3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.