Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/880
Título: Conhecimento das plantas medicinais na cidade de Ouricuri-PE: concepção científica e uso popular de espécies vegetais para fins terapêuticos
Autor(es): Cassimiro, Jéssica Alves
Palavras-chave: Plantas medicinais
Conhecimento Popular
Uso Terapêutico
Ouricuri-PE
Data do documento: 2020
Citação: CASSIMIRO, JÉSSICA ALVES. Conhecimento das plantas medicinais na cidade de Ouricuri-PE: concepção científica e uso popular de espécies vegetais para fins terapêuticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 64f., 2020.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal realizar um levantamento sobre as plantas nativas do sertão Pernambucano - Cidade de Ouricuri, utilizadas para fins medicinais e terapêuticos enfatizando a correlação destas espécies vegetais com suas respectivas propriedades curativas comprovadas cientificamente. Verificou-se também se o modo de cultivo dessas espécies vegetais acontecia em plantações feitas nos quintais das residências de seus consumidores, ou se os moradores preferiam utilizar a medicina convencional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a coleta dos dados foram realizados 40 questionários, distribuídos de dez em dez em quatro bairros da cidade. Essas entrevistas eram compostas de uma abordagem socioeconômica e de questões relativas ao uso das plantas medicinais além de abordagens que buscassem estabelecer correlações entre as plantas citadas e o conhecimento popular sobre as mesmas. Trata-se de uma pesquisa explorada em campo à procura do saber popular ligado às espécies vegetais tradicionais da região do Araripe. Foram citadas 27 espécies de plantas medicinais sendo que 12 delas já têm sua eficácia comprovada cientificamente, ambas de fácil cultivo em ambiente familiar. Na análise das entrevistas obteve-se que há uma correlação entre a diversidade de plantas medicinais conhecidas e a extração destas espécies na cidade estudada. Esta correlação entre uso, o conhecimento de plantas medicinais e a disponibilidade das mesmas na região é fruto de um conhecimento correlativo à medicina fitoterápica, baseado numa experiência empírica popular transmitida como uma herança cultural na cidade. Diante desta concepção, a medicina natural é a base para o desenvolvimento de vários fármacos sintéticos e, por tanto, o conhecimento tradicional nesta área serve de gatilho para o desenvolvimento de medicamentos sintéticos produzidos em laboratório.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/880
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONHECIMENTO DAS PLANTAS MEDICINAIS NA CIDADE DE OURICURI–PE, CONCEPÇÃO CIENTÍFICA E USO POPULAR DE ESPÉCIES VEGETAIS PARA FINS TERAPÊUTICOS.pdfTCC - JÉSSICA ALVES CASSIMIRO1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.