Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/883
Título: | Descolonizando a escola: A construção de uma proposta afrocentrada |
Autor(es): | Sousa, Jucilene Xavier Santos |
Palavras-chave: | Educação Racismo Escola Resistência Afrocentricidade |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | SOUSA, JUCILENE XAVIER SANTOS. Descolonizando a escola: A construção de uma proposta afrocentrada. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 60f., 2022. |
Resumo: | Esse trabalho tem por finalidade refletir sobre a possibilidade de construção de escola antirracista. Para dar conta de tal propósito, essa investigação desenvolveu-se a partir da Pesquisa Bibliográfica, tomando como aporte as obras de Silvio Almeida (2020), Abdias Nascimento (1978), Sueli Carneiro (2005), Nilma Gomes (2019), Lorena Freitas (2009) e Malefi Kate Assante (2009).). As reflexões traçadas nos possibilitaram perceber que a construção de uma escola antirracista deve ser coletiva e realizada também por aqueles que ao longo do processo de dominação resistiram desenvolvendo várias práxis que são também educativas. Além disso, uma efetiva proposta que vise desarticular a opressão racial dentro de uma instituição deve abandonar o eurocentrismo como forma epistemológia dominante e abrir espaço para outras perspectivas, dentre elas a afrocentricidade como possibilidade de compreender o mundo, com a intervenção direta dos Movimentos Negro dentro da escola. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/883 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química (Campus Ouricuri) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DESCOLONIZANDO A ESCOLA, A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA AFROCENTRADA.pdf | 996,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.