Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/883
Título: Descolonizando a escola: A construção de uma proposta afrocentrada
Autor(es): Sousa, Jucilene Xavier Santos
Palavras-chave: Educação
Racismo
Escola
Resistência
Afrocentricidade
Data do documento: 2022
Citação: SOUSA, JUCILENE XAVIER SANTOS. Descolonizando a escola: A construção de uma proposta afrocentrada. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 60f., 2022.
Resumo: Esse trabalho tem por finalidade refletir sobre a possibilidade de construção de escola antirracista. Para dar conta de tal propósito, essa investigação desenvolveu-se a partir da Pesquisa Bibliográfica, tomando como aporte as obras de Silvio Almeida (2020), Abdias Nascimento (1978), Sueli Carneiro (2005), Nilma Gomes (2019), Lorena Freitas (2009) e Malefi Kate Assante (2009).). As reflexões traçadas nos possibilitaram perceber que a construção de uma escola antirracista deve ser coletiva e realizada também por aqueles que ao longo do processo de dominação resistiram desenvolvendo várias práxis que são também educativas. Além disso, uma efetiva proposta que vise desarticular a opressão racial dentro de uma instituição deve abandonar o eurocentrismo como forma epistemológia dominante e abrir espaço para outras perspectivas, dentre elas a afrocentricidade como possibilidade de compreender o mundo, com a intervenção direta dos Movimentos Negro dentro da escola.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/883
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DESCOLONIZANDO A ESCOLA, A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA AFROCENTRADA.pdf996,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.