Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/884
Título: Feira de Ciência: uma estratégia pedagógica para aprender química no ensino médio
Autor(es): Silva, Simão Henrique da
Palavras-chave: Química
Ciências
Estratégia
Metodologias
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, SIMÃO HENRIQUE DA. Feira de Ciência: uma estratégia pedagógica para aprender química no ensino médio. TCC (Graduação) – Licenciatura em Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)/ Campus Ouricuri, Ouricuri-PE, 47f., 2021.
Resumo: A feira de ciências se tornou uma importante ferramenta educativa utilizada pelos professores, pois esta tem com intuito de melhorar o entendimento das disciplinas que são ministradas teoricamente no cotidiano da sala de aula. A prática pressupõe que o aluno apreende mais, principalmente as matérias consideradas críticas como no caso de química. Acredita-se que a feira contribui consideravelmente com o processo de ensino/aprendizagem, uma vez que oportuniza o aluno a fazer pesquisa, investigar, ir a busca de novas descobertas, além de diversificar as aulas de química atraindo mais atenção do aluno. Frente a essa realidade, levantase o seguinte questionamento: como são os debates com relação à feira de ciência e como isso pode ser utilizado como estratégia para aprender química no Ensino Médio? Seguindo essa lógica, o referido estudo procura investigar se a feira de ciência, utilizada como estratégia pedagógica, pode contribuir com a aprendizagem do ensino de química. Assim, o objetivo desse trabalho, optou-se por um estudo descritivo; do tipo estudo descritivo e análise das estratégias dos usos desse recurso como processo de ensino/aprendizagem, cujas fontes de buscas foram livros, revistas acadêmicas, sites de buscas, dentre eles o Google acadêmico. No geral, foram encontradas 200 publicações que tratam das feiras de ciências, no entanto ficaram somente 80, já que a maior porcentagem dos textos não estava traduzida para o português. Desses 80, entre eles artigos, monografias, TCCs, publicações ficaram somente 44, pois os outros 36 não estavam disponíveis e/ou incompletos, desta forma, não foi possível trabalhar com os mesmos. Essas publicações serviram de amostra e embasamento para a construção desse texto monográfico, onde através das leituras realizadas pôde-se constatar que a feira de ciência é uma ferramenta pedagógica de fundamental importância para a aprendizagem da disciplina de química, já que possibilita a contextualização dos conteúdos facilitando a assimilação dos mesmos. Dessa forma, podemos ressaltar a disciplina de química, considerada por muitos alunos de difícil entendimento, quando trabalhada com metodologias diferentes, compreendem melhor interesse por parte dos alunos que passam a ter mais envolvimento com a disciplina, considerando que que ela desperta a curiosidade e a vontade de fazer novas descobertas dentro do contexto da disciplina.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/884
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FEIRA DE CIÊNCIA. ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA APRENDER QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.pdf421,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.