Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/889
Título: Avaliação do Potencial Carcinogênico e Toxicológica dos Ingredientes Ativos nos Batons
Autor(es): Marcelino, Ranielle Menezes
Palavras-chave: Batons
Carcinogenicidade
LD50
AM1
Data do documento: 2019
Citação: MARCELINO, RANIELLE MENEZES. Avaliação do Potencial Carcinogênico e Toxicológica dos Ingredientes Ativos nos Batons. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 54F.,2019.
Resumo: O batom é um cosmético usado para colorir os lábios e faz parte da vida de várias mulheres, sendo um produto que faz toda a diferença na maquiagem. No entanto, o que algumas pessoas não sabem é que o uso diário de batons, e por longos períodos de tempo, pode ser prejudicial à saúde através dos ingredientes contidos nos batons. Diante desse problema, os ingredientes ativos presentes nos batons foram modelados e calculados por meio de programas computacionais e seus dados foram posteriormente analisados através de um tratamento estatístico dos parâmetros estruturais e eletrônicos obtidos a nível semi-empírico AM1, através de uma ACP de propriedades eletrônicas da afinidade eletrônica, momento dipolo e gap de energia, foram obtidas evidências da atividade carcinogênica dos ingredientes ativos presentes nos batons. Apenas o ingrediente BHT não foi agrupado com o conjunto de substâncias carcinogênicas. O método QSAR foi estudado para predizer a toxicidade da LD50 das substâncias presente nos batons, sendo comparado com dados encontrados na literatura, onde o melhor modelo matemático apresentou 92,5% confiança e os compostos BHT, dimeticona, dióxido de silício, óxido de chumbo e estearato de glicerila apresentaram melhor concordância com os valores experimentais para LD50. De acordo com os dados encontrados na pesquisa investigativa sobre a carcinogenicidade dos ingredientes e sua toxicidade, nossos resultados indicam que o uso de alguns produtos, como carbonato de propileno, proprilparabeno, dimeticona e dióxido de silício, em grandes quantidades, podem apresentar riscos à saúde humana.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/889
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação do Potencial Carcinogênico e Toxicológica dos Ingredientes Ativos nos Batons.pdfTCC - Ranielle Menezes Marcelino3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.