Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/892
Título: Influência de Íons Carbonatos na Qualidade das Águas do Açude Engenheiro Camacho em Ouricuri-PE
Autor(es): Lima, Deliana Sena de Freitas
Palavras-chave: Água
Açude Tamboril
Análises físico-químicas
Data do documento: 2014
Citação: LIMA, DELIANA SENA DE FREITAS. Influência de Íons Carbonatos na Qualidade das Águas do Açude Engenheiro Camacho em Ouricuri-PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 8f.,2014.
Resumo: Os açudes do semiárido apresentam grande importância econômica e social. Aumentando mais ainda sua importância no período de estiagem. Logo, há a necessidade de monitorar a qualidade das águas através de parâmetros físico-químicos. Com isso, o objetivo deste trabalho foi de analisar as variáveis físico-químicas (pH, Alcalinidade e Dureza), que foram realizadas em um projeto de pesquisa em 2011 e 2012, com a água do açude Engenheiro Camacho. Foram usados métodos analíticos descritos pelo manual da Funasa, para as oito amostras coletadas. Como resultados, obteve-se o pH entre 7,5 a 9,5; alcalinidade de 70 a 90 mg/L de CaCO3; e dureza entre 280 a 400 mg/L de CaCO3. Todos os resultados estiveram de acordo com a legislação. Porém, as águas do açude eram consideradas duras ou muito duras, caracterizando sabor desagradável e dificultando a formação de sabões, que no decorrer do tempo, acarretaria a formação de incrustações em objetos, permitindo o crescimento de microrganismos.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/892
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influência de Íons Carbonatos na Qualidade das Águas do Açude Engenheiro Camacho em Ouricuri-PE.pdfTCC - Deliana Sena de Freitas Lima2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.