Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/905
Título: Estresses abióticos que afetam a germinação e desempenho de plântulas de olerícolas: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Oliveira, Wiliane Aparecida Silva
Palavras-chave: Germinação de sementes
Fatores abióticos
Plântulas - desenvolvimento
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, Wiliane Aparecida Silva. Estresses abióticos que afetam a germinação e desempenho de plântulas de olerícolas: uma revisão bibliográfica. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 69 f., 2022.
Resumo: Tendo em vista a relevância das sementes no agronegócio brasileiro, pesquisa-se pela influência de diferentes causas de estresse, na germinação e desempenho de plântulas de espécies olerícolas, a fim de saber como é possível atenuá-los. Para tanto, é necessário identificar e examinar dados quanto aos principais estresses que ocorrem durante a fase germinativa de sementes olerícolas no âmbito nacional, bem como referenciar informações sobre a influência de fatores estressantes durante a germinação de sementes e por consequência atualizá-las, e avaliar a interferência dos estresses no desempenho de plântulas olerícolas, sendo relevante verificar também, os atenuantes de estresses abióticos. Para construção desse trabalho foi realizado consultas no Google Acadêmico a diversos periódicos e sites com propriedade no tema em questão. Conclui-se que os estresses hídrico e térmico afetam significativamente o desenvolvimento e desempenho produtivo de todas as culturas citadas no presente levantamento. O condicionamento osmótico pode colaborar para um bom alcance de produtividade nas culturas da berinjela, beterraba e rúcula. Notou-se que o estresse salino afeta negativamente as culturas da melancia e melão. E para tanto, a agricultura biossalina se mostra como uma alternativa em potencial. O estresse oxidativo se dá, em todas as culturas citadas, pela reação de defesa das plantas aos demais estresses abióticos. Foi verificado que os atenuantes de estresses abióticos mais promissores em hortaliças são o ácido salicílico, ácido abscísico, biofertilizante bovino, os bioativadores Biozyme e Tiametoxam, e microrganismos, este último também auxiliando no manejo sustentável.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/905
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.