Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/906
Título: Controle biológico conservativo em hortas comunitárias de assentamentos em Petrolina-PE
Autor(es): Ferraz, Camila Torres Valgueiro
Palavras-chave: Controle biológico
Manejo ecológico de pragas
Hortas comunitárias
Data do documento: 2022
Citação: FERRAZ, Camila Torres Valgueiro. Controle biológico conservativo em hortas comunitárias de assentamentos em Petrolina-PE. TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 49 f., 2022.
Resumo: Nos agroecossistemas, as ações antrópicas, principalmente o uso de inseticidas químicos vêm acarretando em perturbações nas relações ecológicas, inclusive no que tange a sobrevivência e dificultando ação de inimigos naturais. Um dos principais agentes de controle biológico são os predadores pertencentes a família Coccinellidae, conhecido popularmente como joaninhas, que são predadores de pragas, como afídeos, cochonilhas e ácaros. Para mantê-los no ambiente, é necessário o manejo adequado do agroecossistema, através de práticas agrícolas que forneçam recursos necessários para sua sobrevivência. Desse modo, o objetivo do trabalho foi utilizar coccinelídeos e plantas atrativas como ferramenta ecológica para promover o controle biológico conservativo em hortas comunitárias de assentamentos em Petrolina-PE, a fim de subsidiar tecnologias sustentáveis para o manejo ecológico de pragas. Primeiramente foi realizado levantamento bibliográfico e a identificação no Google Earth das hortas comunitárias dos assentamentos Mandacaru e Terra da Liberdade. Posteriormente, fez-se o contato de forma remota com os representantes das duas hortas e confeccionou-se materiais didáticos de ensino-aprendizagem e divulgação. Foram elaborados um panfleto contendo as informações sobre joaninhas, diversidade de espécies contendo cores e formatos e ilustrando o ciclo biológico e alimentação, um folder com informações sobre como manter esses insetos nos agroecossistemas e um vídeo explicativo. As visitas as hortas se deram em dois momentos, no primeiro momento ocorreu a liberação das larvas e adultos das joaninhas, com o panfleto e vídeo sobre dados do desenvolvimento desses insetos. Posteriormente, foi realizado a entrega dos Kit’s “Preservando as joaninhas”, confeccionados de material reciclável e contendo mix de sementes e mudas de espécies atrativas. Foram distribuídos sementes e mudas de cravo-de-defunto e erva-doce e mudas em cumbucas plásticas de 500 g, em conjunto com um folder impresso contendo informações sobre os cultivos de plantas alternativas para a conservação das joaninhas. Ao decorrer das ações realizadas, observou-se a construção do conhecimento sobre controle biológico entre os horticultores, além de enfatizar a importância das joaninhas no ambiente e como conservá-las na horta através da diversificação vegetal por meio do uso de plantas atrativas.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/906
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CONTROLE BIOLÓGICO CONSERVATIVO EM HORTAS COMUNITÁRIAS DE ASSENTAMENTOS EM PETROLINA-PE.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.