Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/912
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Cíntia de Kássia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T16:49:29Z | - |
dc.date.available | 2023-01-04T16:49:29Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/912 | - |
dc.description.abstract | O conceito de superioridade masculina está presente na história da humanidade desde as primeiras civilizações e essa crença nas relações de poder advindas do gênero faz parte de uma cultura profunda, comumente conhecida como machismo. Nesta cultura é como se toda a história da humanidade tivesse sido construída pelos homens e os dois sexos jamais gozam de igualdade de condições. Se por um lado as mulheres sofrem com a opressão e violência, os homens também não estão isentos se sofrerem com os problemas advindos da masculinidade tóxica, aliás, grande parte dos desfechos está intimamente ligada a esse modelo social de toxicidade, que causa diversos transtornos para ambos os sexos; Nessa ótica, é salutar o papel da escola como instituição de formação humana e pedagógica no processo de mudanças para uma maior socialização dos sujeitos. A escola possui um papel transformador da sociedade através da educação. Deste modo, questionase como o tema que envolve as questões de gênero e machismo, que podem contribuir para reforçar ou atenuar comportamentos violentos e preconceituosos está sendo trabalhado com os discentes do ensino médio integrado? A inserção de ações, estruturadas em uma sequência didática, para a discussão do tema gênero e machismo no ensino médio integrado pode promover o protagonismo dos atores envolvidos, favorecendo a mobilização das competências a respeito do tema com consequente redução da violência e preconceito. A partir disso, o método planejado e aplicado consistiu em um estudo exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa na condução da investigação, composto por três fases, a saber: (I) questionário investigativo com discentes e docentes; (II) construção e experimento prático com a sequência didática com docente e discentes; (III) análise da investigação e aplicação de questionário final. Os instrumentos utilizados foram questionários semiestruturados e grupo operativo. O universo investigado foram discentes e docentes do EMI do IFPE do Campus Pesqueira. Para análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). Em seguida é apresentado o Produto Educacional organizado em forma de uma sequência didática. Por fim, a etapa de avaliação do produto educacional foi realizada com discentes e docente envolvidos no processo. Os resultados sinalizaram que o produto educacional desta pesquisa potencializou a necessidade de ampliar a discussão no contexto dos jovens na EPT, conduziu o debate relativo ao tema, gerando a ampliação do processo de aprendizagem em uma perspectiva integral. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Editora IFSertãoPE | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Masculinidade tóxica | pt_BR |
dc.subject | Machismo e violência | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.title | “Machismo ao volante, perigo constante”: Desconstruindo preconceitos de gênero no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MACHISMO AO VOLANTE, PERIGO CONSTANTE - DESCONSTRUINDO PRECONCEITOS DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.