Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/915
Título: A Química no Cotidiano do Aluno
Autor(es): Pinheiro, Reisiane da Silva
Palavras-chave: Ensino de química
Contextualização
Aprendizagem facilitada
Data do documento: 2016
Citação: PINHEIRO, REISIANE DA SILVA. A Química no Cotidiano do Aluno. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, Ouricuri-PE 41f.,2017.
Resumo: O presente trabalho centra-se na área de ensino de química, e apresenta como título “A Química no cotidiano do aluno”. As questões norteadoras são: Como a Química é ensinada aos alunos de Ensino Fundamental? Como a química é relacionada ao cotidiano dos alunos durante a execução das aulas? Para responder aos questionamentos o principal objetivo foi investigar como ocorrem as relações entre o cotidiano e a Química no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa traz como base teórica os autores: Lutfi, 1992; Piaget, 1997; Tiba, 1998; Chassot, 2001; Melo, 2003; Trevisan e Martins, 2006; e que abordam o significado do processo de ensino aprendizagem, dando ênfase ao ensino de Química por meio de diversos fatores, tais como a busca do ensino e do aprendizado de maneira facilitada. É uma pesquisa de cunho quali-quantitavivo, toma os princípios da fenomenologia e elementos da pesquisa-ação, tendo como instrumentos a observação da turma e a aplicação do questionário. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Ouricuri-PE, na Escola Nossa Senhora de Fátima, nas turmas do 9° ano “A” e “B”. Este trabalho possibilitou facilitar a aprendizagem acerca dos conteúdos vistos em sala de aula relacionando a vida diária do estudante com os eventos que ocorrem em nossa volta, essa contextualização torna o ensino mais atraente, despertando no aluno o interesse, a curiosidade e a vontade de aprender.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/915
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química (Campus Ouricuri)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Química no Cotidiano do Aluno.pdfTCC - Reisiane da Silva Pinheiro7,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.