Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/926
Título: Análise do marketing institucional digital nos institutos federais brasileiros
Autor(es): Barros, Ione de Carvalho
Palavras-chave: Marketing digital
Redes sociais
Data do documento: 2018
Citação: BARROS, I. C. Análise do marketing isntitucional digital nos institutos federais brasileiros. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 91f., 2018.
Resumo: O Marketing digital é uma das novas formas de realizar propagandas e divulgações por meio de rede mundial de computadores, a internet. Nos últimos anos, novos meios de comunicação surgiram, estando cada vez mais presentes na vida das pessoas, fazendo parte do cotidiano. Cada vez mais encontramos pessoas conectadas, seja pelo seu smartphone, tablet ou computador, o que tornou o uso das redes sociais um hábito. Dessa maneira, as organizaçoes vislumbram uma nova forma de estarem mais perto dos seus clientes, através da inserção de propagandas nas mídias sociais. Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido sob a perspectiva de pesquisa descritiva. Assim, para analisar como os Institutos Federais Brasileiros estão fazendo uso de tais redes para divulgarem suas ações e manterem contato com seus seguidores, foi elaborado um questionário online com o google formulários, de forma que fossem mostrados em gráficos como cada um se posiciona em relação ao uso marketing digital nas redes sociais. Em seguida, foi realizada uma análise mais detalhada de cada perfil dos Institutos Federais respondentes no Facebook, utilizando a ferramenta Fanpage Karma, que permite verificar alguns índices de desempenho das Fanpage. Os dados levantados pela análise das redes sociais foram tratados qualitativamente, enquanto que os questinários respondidos foram tratados quantitativamente. E com esse levantamento de dados foi possível percerber que mesmo estando presentes nas principais redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, nota-se que ainda há muito o que se fazer para que seja alcançado o potencial máximo que essas plataformas digitais oferecem, sendo esta análise a principal contribuição do presente trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/926
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do marketing isntitucional digital nos institutos federais brasileiros.pdf27,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.