Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/935
Título: Gestão do conhecimento e marketing nas redes sociais no âmbito do Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Autor(es): Barros, Iara de Carvalho
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Marketing Digita
IF Sertão-PE
Redes Sociais
Data do documento: 2017
Citação: BARROS, I. C. Gestão do conhecimento e marketing nas redes sociais no âmbito do Instituto Federal do Sertão. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 86f., 2017.
Resumo: Gestão do Conhecimento é uma preocupação relativamente nova das organizações em manter a memória institucional viva, constituindo-se em uma atividade dinâmica que trabalha a criação do conhecimento, seu armazenamento e sua disseminação. O foco deste trabalho é a reflexão sobre o uso das tecnologias da informação na disseminação dos conhecimentos organizacionais, abordando o marketing digital através das redes sociais. Nota-se que as novas mídias sociais possuem um papel importante na exposição da identidade organizacional, bem como a partilha de conhecimentos em um lugar onde clientes e empresa podem interagir e trocar experiências. Com esse intuito, foram analisadas as páginas na rede social Facebook dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Para essa análise, foi utilizada a ferramenta Fanpage Karma, aonde seus resultados foram realocados em gráficos para melhor compreensão do leitor. Neste sentido, buscou-se averiguar como as instituições ligadas ao IF Sertão-PE utilizam as redes sociais, sendo verificado que nem todos os Campi possuem uma página própria. Os Campi que não possuem seu perfil, tem suas informações divulgadas na página IF Sertão-PE, que contempla notícias de todos os Campi. Observa-se que, o marketing digital feito nas redes sociais pode ser uma forma de estimular o alunado a produzir cada vez mais, bem como, aproximar a família das atividades realizadas no Campus. É notável que as mídias sociais deixaram de ser um espaço destinado apenas ao lazer, tornando-se uma grande ferramenta para o mundo dos negócios. Percebe-se que, a maioria das empresas que aderem ao meio digital, estão preocupadas em promoverem-se através do marketing digital, compartilhar experiências e conhecimento. Notou-se que mais de 70% dos Campi do IF Sertão-PE compreendem a necessidade de possuir um canal no qual haja comunicação aberta com a comunidade interna e externa, e mesmo que essa preocupação ainda que não esteja sendo utilizada de forma organizada, traz grandes contribuições para as instituições, tanto pelo fato de estarem divulgando as notícias daa organização como também abrindo um canal onde pessoas que ainda não fazem parte do Campus sejam instigadas a conhecerem a instituição.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/935
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.