Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Jeova Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-27T13:57:42Z | - |
dc.date.available | 2023-01-27T13:57:42Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, J. G. A utilização do software livre no âmbito educacional do IF Sertão-PE Campus Floresta. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta,61f., 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/936 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do software livre no processo educacional do IF - Sertão campus Floresta. Serão apresentados alguns softwares que são utilizados no campus, fazendo um levantamento de dados dos tipos de softwares utilizados, ponderando softwares educacionais e não educacionais, visando indicar novos softwares para o Instituto Federal campus Floresta. A introdução abordou o crescente uso da tecnologia na educação, que ocasionou um novo impulso de qualidade, vista por muitos como uma revolução no meio educacional, apontando a importância do software livre como vantagem na aquisição, proporcionando as escolas um software de qualidade a um custo acessível. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de explanar conceitos e definições no referencial teórico, tais como: de software, tipos de softwares, software livre, software livre na educação, software livre no Brasil e questões legais de softwares. Metodologicamente, a pesquisa é considerada bibliográfica, quantitativa, descritiva, documental e exploratória. A análise de resultados, por sua vez, apresenta descritivamente e graficamente a utilização do software livre nas áreas funcionais dos laboratórios de informática e Educação a Distância do instituto, apresentando vantagens do uso do software livre na aprendizagem dos alunos, indicando softwares que são referências no meio educacional para uma futura aquisição. Por fim, conclui-se que a utilização do software livre é de extrema importância e auxilia na educação dos alunos de forma gratuita e de qualidade, o software livre também beneficia o aluno, que tem a possibilidade de ter acesso ao seu código fonte, tendo a liberdade de desenvolver novas ferramentas, contribuindo assim, na disseminação do conhecimento e da informação no meio educacional. | pt_BR |
dc.subject | Software livre | pt_BR |
dc.subject | Utilização de Softwares | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A utilização do software livre no âmbito educacional do IF Sertão-PE Campus Floresta | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A utilização do software livre no âmbito educacional do IF.pdf | 18,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.