Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/947
Título: Comércio eletrônico: um estudo sobre os aspectos e contribuições da aplicação desta tecnologia ao negócio
Autor(es): Soares, Ramon Ferreira de Sá
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Gestão
Negócios
Tecnologia da informação
Data do documento: 2017
Citação: SOARES, R. F. S. Comércio eletrônico: um estudo sobre os aspectos e contribuições da aplicação desta tecnologia ao negócio. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta,60f., 2017.
Resumo: A Tecnologia da Informação (TI), por meio da rede mundial de computadores, favoreceu o desenvolvimento dos canais eletrônicos de comercialização, possibilitando o surgimento de novos modelos de negócios e a reestruturação dos aspectos tecnológicos e dos processos organizacionais das empresas tradicionais. O comércio eletrônico (CE) trouxe inúmeras oportunidades, desenvolvendo vantagens estratégicas e competitivas. O crescimento dessa ferramenta propiciou a inserção de todas as classes sociais em um único ambiente de negócios, quebrando barreiras geográficas, tomando-se a mais eficiente e competitiva ferramenta de comercialização atual. Empresas inovadoras estão apostando nesse novo molde como posicionamento estratégico e inovador, a prospectar novos mercados e atingir um número maior de clientes, estabelecendo uma posição estratégica no ambiente virtual de negócios. O acesso à internet estabeleceu mudanças no perfil dos consumidores, logo, as organizações passaram a investir no setor e expandir suas operações a partir das novas configurações de negócios, mostrando seu excelente potencial de desenvolvimento. As organizações passaram a investir em Tecnologia da Informação para automatizar seus processos de gestão e melhorar substancialmente a eficiência da execução de tarefas fundamentais para o desempenho do negócio. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso com abordagem descritiva e qualitativa, sendo a pesquisa conduzida por meio de questionário. Contudo, este estudo aborda os benefícios, aspectos e contribuições da aplicação de comércio eletrônico aos processos de negócio de uma empresa atacadista com sede na Microrregião do Sertão do Submédio de Itaparica, permitindo analisar as legítimas contribuições de sua aplicação, tal como seus aspectos, além das perspectivas de desenvolvimento do setor. Foi constatado um substancial avanço nos processos tecnológicos e de investimentos em Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico. Concluiu-se que a organização tem aplicado aos processos de negócio, indicadores tecnológicos que despontam o desenvolvimento do CE. Dessa forma o estudo apresenta os benefícios da aplicação desta ferramenta de negócios e dos recursos tecnológicos aos processos de negócio da organização estudada.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/947
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

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