Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Breno Clesio | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T18:36:45Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T18:36:45Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, B. C. Educação a distância: analisar as características administrativas do ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sertão Pernambucano. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 69f., 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/971 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação. | pt_BR |
dc.description.abstract | No mundo contemporâneo a Educação deixou de ser um serviço para se tomar um bem imaterial de primeira necessidade. Desde os primórdios em que a educação ainda se dava através da tradição oral, num ambiente prioritariamente familiar, até os dias atuais, o fenômeno da comunicação se desenvolve a passos largos jamais imaginados. Ao aliar o ato de educar com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais embrenhado no dia a dia das pessoas, surge a Educação a Distância. Seu conceito passa hoje por ressignificações a luz das novas descobertas tecnológicas. De uma alternativa para formação mais especifica em local fisicamente diferente das tradicionais salas de aula, até a completa virtualização do ensino, a EAD toma conta das discussões no âmbito educacional e tecnológico. Nesse contexto, firmam-se como principais elementos de aglutinação entre os centros da pedagogia e o público ilimitado, conectados pelas vias da internet, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), responsáveis por funcionarem como escolas/universidades virtuais. Assim, o presente trabalho se apresenta com o objetivo de analisar descritivamente a EAD no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano e seu AVA Moodle, propondo também uma alternativa para automatização de processos inerentes a avaliação. Adotando uma metodologia de análise descritiva com foco qualitativo via pesquisa documental, questionário, acesso e exploração do ambiente, buscou-se detalhar o EAD no IF Sertão-PE e o Moodle, em especial os aspectos administrativos e o módulo de avaliação, para verificar a viabilidade da adoção de software adicional de automatização de processos, neste caso o TABULA. Após detalhamento do ambiente através de páginas e demonstrações, concluiu-se que o mesmo encontra-se operacional, atualizado e atendendo os objetivos previstos. Verificou-se também que, embora o sistema disponibilize vários recursos para a avaliação, a equipe tem a necessidade de realizar o input de dados manualmente. Tal fato indica a oportunidade de implementação do TABULA ou outros softwares que poderiam auxiliar na otimização e padronização de processos. Tais iniciativas poderiam ser fomentadas junto aos alunos da instituição ficando, assim, registrado como sugestão para trabalhos futuros. | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | AVA Moodle | pt_BR |
dc.subject | IF Sertão-PE | pt_BR |
dc.title | Educação a distância: analisar as características administrativas do ambiente virtual de aprendizagem do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sertão Pernambucano | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação a distância analisar as características administrativas do.pdf | 25,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.