Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/975
Título: O perfil do líder e os fatores motivacionais dos funcionários do setor de varejo de uma empresa de grande porte de Floresta - PE
Autor(es): Silva, Romaro Gomes da
Palavras-chave: Liderança
Motivação
Empresa
TI
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, R. G. O perfil do líder e os fatores motivacionais dos funcionários do setor de varejo de uma empresa de grande porte de Floresta - PE. SILVA, R. L. S.Uma análise da eficiência do microcrédito produtivo orientado como mecanismo de desenvolvimento dos microempreendedores na cidade de Floresta - PE. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 60f., 2015.
Resumo: Sabendo que uma liderança eficiente e eficaz em qualquer organização é tão importante para o conjunto, ou seja, tanto para o trabalhador quanto para a empresa; analisando fatores que contribuem na motivação das pessoas que exercem funções em qualquer ambiente da organização, surgiu à pretensão deste trabalho. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é tratar de dois aspectos do comportamento organizacional, sendo eles: liderança e motivação. No primeiro, pretende-se traçar o perfil do líder do setor de varejo de uma empresa de grande porte; e no segundo, mostrar os fatores motivacionais dos funcionários deste setor. Para fundamentar esta pesquisa abordam-se os seguintes tópicos: liderança nas organizações, trazendo o comportamento de um líder; teorias contemporâneas de motivação dos funcionários dentro da organização; e a utilização da tecnologia da informação (T.l.) na organização. Aplica-se o método de estudo de caso descritivo, quantitativo e qualitativo, com a colaboração dos servidores e do gerente do setor estudado; onde subordinados responderam aos questionários e o líder à entrevista. Analisando os resultados, percebe-se que o chefe do respectivo setor apresenta-se como um líder, o qual se preocupa com os seus liderados. Porém, estes que são conduzidos, na sua maioria não se sentem motivados e felizes em relação ao comportamento expresso pelo seu representante. Pois, assim como a falta de retribuição pelas suas boas ações, tem a desigualdade entre o esforço exercido e a remuneração (salário), esses são uns dos fatores em relação à motivação dos servidores. Dentro desses fatores também existe a T.l. que é algo importante dentro das organizações, pois facilita o trabalho do homem. Além de o seu uso ter sido avaliado pelos servidores do setor, também foi avaliado pelo líder.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/975
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.