Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/976
Título: RFID e TI: trabalhando juntos na caprinocultura
Autor(es): Xavier, Alexandre Carvalho
Palavras-chave: RFID
Tecnologia da Informação
Caprinocultura
Data do documento: 2015
Citação: XAVIER, A. C. RFID e TI: trabalhando juntos na caprinocultura. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 45f., 2015.
Resumo: Há algum tempo atrás, a dificuldade de se fazer o manejo de animais como caprinos e ovelhas era bastante perceptível. Seus criadores não conseguiam dizer sempre onde seus animais estavam localizados e se estavam saudáveis. O que trazia prejuízo quando o seu negócio era o comércio de sua criação. Então com o passar dos anos, surgiu a tecnologia de identificação a distância, utilizando de ondas eletromagnéticas, com o chamado RFID (Radio-Frequency I Dentification). Tecnologia essa que dá a possibilidade de rastreamento de qualquer coisa. Utilizando-se antenas, leitores e tags. O RFID está aí para facilitar a vida de serviços automotivos, bibliotecários, do ramo industrial ou no trabalho de rastreamento de animais. A questão agora é, a forma como uma pessoa possa administrar seu negócio de maneira mais eficiente e com segurança. E a Tecnologia da Informação (TI) entra nesse meio para solucionar esse problema. Com a TI pode-se organizar, controlar, armazenar e assegurar dados, além de utilizar-se de métodos que forneçam as empresas formas de se fazer uma gestão de qualidade para seu crescimento no mercado globalizado. Um profissional de TI precisa estar ciente a todo momento sobre novas tecnologias que possam ser empregadas em seu local de trabalho, além de que é necessário que haja estudo frequente de soluções, implementações das mais variadas formas de trabalho com ferramentas computacionais. Então, aliando a TI com o RFID é possível ver que uma gestão de animais como os caprinos torna-se bastante fácil, viável e promissora. Um criador de caprinos poderá obter informações sobre sua criação, com a tecnologia do RFID, e ainda poderá gerir um negócio, com o uso da TI, que possa trazer-lhe lucro e colocá- lo em nível de competição com as demais empresas do ramo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/976
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFID e TI trabalhando juntos na caprinocultura.pdf15,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.