Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/977
Título: Análise da qualidade do acesso à internet: um estudo de caso na empresa Paraty atacado e distribuidora LTDA
Autor(es): Gomes, Éric Vanderson da Silva
Palavras-chave: Qualidade de serviço
Análise de métrica
Data do documento: 2013
Citação: GOMES, E. V. S. Análise da qualidade do acesso à internet: um estudo de caso na empresa Paraty atacado e distribuidora LTDA.um estudo de caso na microrregião de Itaparica- PE. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 59f., 2013.
Resumo: Qualidade é um item muito importante a ser considerado na escolha de qualquer serviço de internet, principalmente nos dias atuais em que este serviço é frequentemente utilizado, seja por usuários domésticos ou no mercado de trabalho. Por isso busca-se apresentar diferentes fatores a serem considerados para uma boa escolha do serviço e destacar qual o nível de qualidade de acesso à internet oferecido pelas conexões OI Velox de 300Kbps e 2Mbps, Oxente.net de lOMbps, Circuito Dedicado 01 de 4Mbps e Claro EDGE de 236,8Kbps existentes na Paraty Atacado e Distribuidora LTDA. Os métodos utilizados são questionários de múltipla escolha aplicados aos usuários de cada serviço de internet e testes realizados em diferentes medidores para coleta de dados como: taxa de download e upload, perda de pacotes, latência e jitter. Os resultados são comparados com os parâmetros estabelecidos pela Anatei em resolução n°. 574 e 575 de 28 de outubro de 2011, que tratam das metas de qualidade da banda larga. Conclui-se que há muito o que melhorar ainda, principalmente na internet móvel, que possui uma qualidade bem abaixo do esperado, mas mesmo assim existem outras conexões que são boas escolhas a se fazer.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/977
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da qualidade do acesso à internet um estudo de caso na empresa Paraty atacado e distribuidora LTDA.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.