Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/978
Título: Estudo das áreas de tecnologia informação mais ofertadas pelas empresas privadas da região nordeste: estudo com o LinkedIn
Autor(es): Souza, Wagner José da Silva
Palavras-chave: LinkedIn
Mercado de trabalho
Tecnologia da informação
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, W. J. S. Estudo das áreas de tecnologia informação mais ofertadas pelas empresas privadas da região nordeste: estudo com o LinkedIn. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 35f., 2022.
Resumo: Atualmente o mercado de trabalho busca profissionais com qualificações que irão agregar valor para a empresa. Nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), também não é diferente. Para ser inserido no mercado é importante que o profissional esteja atento e busque compreender como as empresas privadas ofertam as vagas de trabalho a partir da internet. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é investigar quais são as áreas da Tecnologia da Informação com maior oferta de vagas de emprego pelas empresas privadas da região Nordeste. A pesquisa se classifica como exploratória, descritiva, com método quantitativo e qualitativo. Quanto aos procedimentos adotados para coleta de dados, foi realizada uma pesquisa documental. A presente pesquisa foi realizada por meio da Plataforma LinkedIn onde foram feitas buscas a fim de identificar as vagas de emprego ofertadas por empresas privadas nos nove estados que compõem a região Nordeste do Brasil, destinadas a profissionais da Tecnologia da Informação, com recorte temporal de agosto de 2021 a fevereiro de 2022. A construção desse estudo possibilitou compreender quais são as áreas da TI na região Nordeste com maior oferta de vagas de emprego no LinkedIn, assim como, identificar o perfil das empresas contratantes. Foi possível também, verificar uma diversidade de áreas de atuação para profissionais de TI no Nordeste brasileiro. A maioria das vagas foram ofertadas por empresas privadas do ramo de tecnologia e serviços. Ao analisar as ofertas percebeu-se que uma quantidade mais expressiva de vagas foi disponibilizada nas Capitais, fato que pode ser justificado por terem maior número de empresas. Vale ressaltar que, o fato de o estudo detectar poucas vagas nas demais localidades de cada estado, não significa que as empresas não estejam ofertando-as nestas regiões, e sim, pressupõe que devem utilizar outros meios de divulgação das ofertas e não LinkedIn. Conclui-se que o campo de trabalho na área da Tecnologia da informação cresce a cada dia, e estudos como este são importantes para quem deseja ter conhecimento e ingressar no mercado de trabalho.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/978
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.