Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/987
Título: Marcha de crescimento e de absorção de nitrogênio da hortelã-miúda (Mentha x villosa (Huds))
Autor(es): Souza, Eloisa Emanuelle Mariano de
Palavras-chave: Nutrição mineral
Adubação
Hortelã-miúda
Data do documento: 2022
Citação: SOUZA, Eloisa Emanuelle Mariano de. Marcha de crescimento e de absorção de nitrogênio da hortelã-miúda (Mentha x villosa (Huds)). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 24 f., 2022.
Resumo: As informações sobre a fertilização química e exigências nutricionais de plantas medicinais ainda são escassas, não há recomendação adequada para a hortelãmiúda no manual de adubação do estado de Pernambuco. O nitrogênio, por estar presente na constituição de moléculas importantes para todos os processos biológicos, é considerado elemento essencial para as plantas. A marcha de absorção de nutrientes permite ao produtor estabelecer as quantidades e a época certa para a adubação de cada nutriente bem como a percepção sobre as épocas de maior exigência nutricional e das quantidades retiradas pela cultura. Desse modo, objetivouse com esse trabalho determinar a marcha de crescimento e de absorção de nitrogênio da hortelã-miúda em vaso, em casa de vegetação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no IFSertãoPE, Campus Petrolina Zona Rural. Foi utilizado delineamento experimental inteiramente casualizado, com 7 tratamentos e 6 repetições, totalizando 42 plantas. Cada tratamento correspondeu a uma época de amostragem, realizadas de 10 em 10 dias após o transplantio, até o primeiro corte da cultura, aos 70 dias. Avaliou-se em cada período a matéria seca, teor de N e o acúmulo de N na parte aérea e raiz. As produções de massa seca na hortelã-miúda variam de forma quadrática ao longo do tempo, verificando maior incremento a partir dos 30 DAT. Os teores de N variam de forma quadrática ao longo do tempo, sendo decrescente a partir dos 30 DAT. O acúmulo de N total na hortelã miúda varia de forma quadrática ao longo do tempo, tendo maior crescimento a partir dos 30 DAT. A dose recomendada de N para a Mentha x villosa (Huds) no primeiro corte da cultura é de 29,2 kg.ha-1.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/987
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARCHA DE CRESCIMENTO E DE ABSORÇÃO DE NITROGÊNIO DA HORTELÃ-MIÚDA (Mentha x villosa (Huds)).pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.