Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/992
Título: Ensino de música e surdez: uma revisão analítica das pesquisas relacionadas à educação básica
Autor(es): Oliveira, Lucas Anderson Fernandes
Palavras-chave: Educação musical
Educação inclusiva
Surdez
Práticas de ensino
Data do documento: 2022
Citação: OLIVEIRA, L. A. F. Ensino de música e surdez: uma revisão analítica das pesquisas relacionadas à educação básica. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: A presente pesquisa visa analisar a produção de estudos relacionados às estratégias metodológicas no ensino de música para/com surdos na educação básica, no âmbito da educação musical no Brasil, nos últimos 6 anos, atendo-se a fontes bibliográficas. Os objetivos específicos são realizar um levantamento das principais pesquisas realizadas na área da educação musical no Brasil, relativo ao ensino de música para/com surdos na educação básica; Identificar, no levantamento realizado, pesquisas que abordem estratégias metodológicas no ensino de música para/com surdos na educação básica; Apontar, com base no levantamento realizado, as principais tendências metodológicas no ensino de música para/com surdos na educação básica. Realizou-se então, uma análise qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica como estratégia, tomando como base, os trabalhos de Mathias (2019) e Marques e Trindade (2020). Os estudos geraram informações para se entender as tendências metodológicas utilizadas nas atividades de sala de aula, propondo ao leitor uma compreensão do que os pesquisadores realizaram em sala no contexto inclusivo. Foi possível categorizar os textos nas seguintes categorias: Trabalhos com atividades práticas inclusivas em sala de aula; Atividades educativo-musicais com surdos mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); Pesquisas que trazem uma visão institucional global da inclusão de surdos no ensino de música na escola básica.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Música, sob a orientação do Prof. Dr. Matheus Henrique da Fonsêca Barros.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/992
Aparece nas coleções:Licenciatura em música (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ENSINO DE MÚSICA E SURDEZ UMA REVISÃO ANALÍTICA DAS PESQUISAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO BÁSICA..pdf285,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.