Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/994
Título: A importância das bandas de música no processo de formação profissional dos músicos da cidade de Cabrobó-PE
Autor(es): Lopes, Maria Jeane
Palavras-chave: Educação Musical
Bandas de música
Formação musical
Ensino de música
Data do documento: 2022
Citação: LOPES, M. J. A importância das bandas de música no processo de formação profissional dos músicos da cidade de Cabrobó-PE. TCC (Licenciatura em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: As bandas de música fizeram e continuam fazendo parte da vida de muitos músicos profissionais do Brasil. Assim como em muitas cidades do nordeste, Cabrobó-PE conta com muitos músicos oriundos de bandas, visto que é através dessas que na maioria das vezes ocorrem as aulas de iniciação musical e prática instrumental para aqueles que pretendem estudar música. Este trabalho teve como objetivo investigar quais as contribuições das bandas de música no processo de formação profissional dos músicos da cidade de Cabrobó - PE; bem como descrever a importância das bandas de música na formação dos músicos profissionais do município referido. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória com abordagem qualitativa, utilizando como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas desenvolvido e validado por (COSTA, 2005), contudo, foram feitas algumas adaptações e adicionadas mais algumas perguntas que a autora julgou importante para o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados obtidos mostram que as bandas de música fazem parte da cultura musical da cidade de Cabrobó-PE, corroborando com o objetivo da presente pesquisa. Dessa forma, acredita-se que as bandas de música contribuem diretamente no processo de formação profissional dos músicos do município, além disso, elas são importantes para o desenvolvimento musical de todos os participantes que de alguma forma estão envolvidos com essa cultura. Portanto, espera-se que esse trabalho possa contribuir com pesquisas direcionadas à atuação das bandas de música e suas contribuições na formação profissional dos músicos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Licenciatura em Música, sob a orientação do Prof. Msc. Iuri Ozires Sobreira de Oliveira.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/994
Aparece nas coleções:Licenciatura em música (Campus Petrolina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.