Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/997
Título: Biblioteca online: uma biblioteca para expor de forma fácil escritoras negras pernambucanas
Autor(es): Silva, José Alexandro Fernandes
Palavras-chave: Sistema web
Literatura pernambucana
Biblioteca virtual
Autoras femininas
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, J. F. Biblioteca online : uma biblioteca para expor de forma fácil escritoras negras pernambucanas. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 42f., 2023.
Resumo: Como já se sabe, as mulheres sempre foram tratadas como uma força menor na sociedade. Dito isto, é previsível que na literatura também não seja diferente, apesar de que os tempos estão mudando, quando se fala da posição das mesmas no meio social, na sociedade patriarcal, às mulheres destinavam-se à obediência e a procriação. Eram “boas” esposas e “boas” mães, e pertenciam ao espaço doméstico. Através da imagem de fragilidade física da mulher construiu-se que a sua natureza era inferior ao homem. É preciso dar voz e vez para essas artistas e suas obras ficarem mais conhecidas. Pensando-se em uma solução, que se chegou a à proposta de construir uma aplicação Web de uma biblioteca virtual. Este sistema web permite a criação de uma biblioteca interativa virtual, com ênfase na divulgação, discussão e reflexão sobre a produção pernambucana de autoria feminina. Neste sistema será possível apresentar a biografia e informações sobre obras de diferentes escritoras pernambucanas permitindo, também, espaço para comentários e interações entre os leitores e links de onde conseguir as obras ou links para downloads, caso as obras estejam gratuitamente disponíveis. Com isso, pretende-se contribuir as principais tecnologias como HTML, CSS e Java Script para a divulgação das publicações, bem como para incentivar o interesse pela arte literária, para a ampliação da competência comunicativa entre os estudantes e para o aguçamento de sua capacidade de análise crítica de fenômenos históricos e sociais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/997
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- BIBLIOTECA ONLINE UMA BIBLIOTECA PARA EXPOR DE FORMA FACIL ESCRITORAS NEGRAS PERNAMBUCANAS.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.