Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/999
Título: O papel da tecnologia da informação nos processos da Comissão Permanente de Pessoal Docente do IFSertãoPE.
Autor(es): Martins, Hemerson de Souza
Palavras-chave: Tecnologia da Informação
Organização
Processos
Data do documento: 2022
Citação: MARTINS, H. S. O papel da tecnologia da informação nos processos da Comissão Permanente de Pessoal Docente do IFSertãoPE. TCC (Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, 60f., 2022.
Resumo: Nos últimos anos, observa-se o crescimento das tecnologias nas organizações e, nas organizações públicas, não é diferente. Constata-se que há cada vez mais a necessidade de utilização de ferramentas que deem suporte nos trabalhos do dia a dia, pois um dos objetivos das organizações públicas é atingir a eficiência nos serviços prestados à sociedade e aos seus colaboradores, que são parte primordial para que a organização funcione bem. Nesse sentido, a tecnologia tem papel fundamental de trazer apoio e maior qualidade na execução dos processos organizacionais. Este trabalho busca fazer uma análise do papel da TI nos processos da Comissão Permanente de Pessoal Docente do IFSertãoPE. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e adotado o estudo de caso como estratégia de investigação. Para coleta de dados, foram empregadas pesquisa documental e entrevistas no IFSertãoPE, abrangendo alguns dos seus órgãos como a própria CPPD e outros departamentos que têm direta relação com ela, como a Diretoria de Gestão de Pessoas e a Coordenação de pagamento de pessoas. Este trabalho usou como fonte de dados entrevistas com servidores da instituição analisada, assim como a análise da literatura referente ao tema em questão e informações provenientes de documentações do instituto. Como resultado, concluiu-se que a CPPD do IFSertãoPE ainda não usa a tecnologia de forma suficiente para dar suporte á todos os seus processos, pois ainda é preferível, por parte do órgão, priorizar processos físicos, que foram impossibilitados em muitos casos após a pandemia. De todo modo, as tecnologias que já são adotadas otimizam a gestão dos processos da comissão. Nesse sentido, para a consolidação dos benefícios da TI para a CPPD, é importante que este órgão desenvolva ferramentas tecnológicas de apoio o mais rápido possível para evitar a ineficiência dos seus processos através das dificuldades impostas pelos processos físicos.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/999
Aparece nas coleções:Gestão de tecnologia da informação (Campus Floresta)

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