Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1015
Título: Cidadania: ensino de direitos fundamentais no processo curricular de formação cidadã dos estudantes de ensino médio das EEEP’S do Ceará
Autor(es): Matias, Ericlécia de Lima
Palavras-chave: Cidadania
Escola
Currículo
Formação Integral
Direitos Fundamentais
Data do documento: 2021
Citação: MATIAS, E. L. Cidadania: ensino de direitos fundamentais no processo curricular de formação cidadã dos estudantes de ensino médio das EEEP’S do Ceará. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2021.
Resumo: A trajetória da Educação Básica no Brasil apresenta-se de forma reiterada nas pautas legais e conceituais, dentre outros cenários, na busca da superação histórica da dualidade educacional na oferta de escolas de formação profissional e escolas de formação acadêmica para o atendimento de populações com diferentes origens e destinação social. Neste sentido, torna-se importante investigar as contribuições do ensino de direitos fundamentais na formação dos estudantes de Educação Profissional Tecnológica (EPT), inclusive como parte da formação integral. Partindose do problema de pesquisa de “como o ensino de Direito Fundamentais (DF) pode contribuir na preparação dos estudantes para o exercício da cidadania na disciplina Formação Cidadã (FC) das Escolas de Educação Profissional-EEEP’S do Ceara?”, essa pesquisa teve como objetivo geral contribuir com a prática educativa do professor na perspectiva da formação integral dos estudantes no ensino de DF em sua preparação para o exercício da cidadania. Dessa forma, traçou-se objetivos específicos que favorecessem o processo de investigação, nessa linha, discutiu-se a abordagem conceitual de currículo, da formação integral, e dos DF para o exercício da cidadania; analisou-se o currículo escolar das EEEP’s com foco na cidadania, com escopo a disciplina de formação cidadã; identificou-se o ensino de DF ensinados/pretendidos pelos estudantes e professores; mapeou-se as percepções em relação às atividades da disciplina FC com base na Matriz Estadual, e; desenvolveuse um produto educacional, um guia didático para os professores, em formato de ebook, com propostas de aulas de Direitos Fundamentais, como forma de subsidiar a pratica docente no ensino de DF na EPT. Desenvolvida na Área de Concentração EPT e Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT, a pesquisa abordou as temáticas de Educação Profissional, Formação Integral, Cidadania, Currículo e Direitos Fundamentais. O percurso metodológico consistiu em pesquisas bibliográfica realizada em livros, dissertações, artigos, constituições e leis, documental pautada nos documentos de gestão das escolas e aplicação de questionário online aos docentes e discentes com base nas percepções da oferta da disciplina FC. A análise dos resultados apontou que os professores e estudantes consideram que o ensino DF pode contribuir significativamente na preparação dos estudantes de forma a impactar positivamente na formação cidadã e que o e-book contribuiu com o professor na elaboração de suas aulas, na medida que apresenta um roteiro possível, adaptável ao EPT e ao mesmo tempo, flexível de alteração conforme o entendimento do professor e contexto de sala de aula.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre/Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.