Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1026
Título: Práticas corporais de aventura como conteúdo interdisciplinar em aula de educação física escolar
Autor(es): Silva, Carlos Alberto
Palavras-chave: : Sequência didática
Trilha ecológica
Corrida de orientação
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, C. A. Práticas corporais de aventura como conteúdo interdisciplinar em aula de educação física escolar. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral, elaborar, desenvolver e avaliar uma Sequência Didática interdisciplinar com Práticas Corporais de aventura (PCA) e conteúdo da Biologia no Ensino Médio Integrado ao Técnico. O estudo foi desenvolvido articulado em três objetivos específicos: Analisar a percepção de alunos sobre um processo pedagógico interdisciplinar entre PCA e outros conteúdos escolares. Elaborar uma sequência didática pedagógica interdisciplinar que integra as disciplinas de Educação Física e Biologia, e Avaliar uma prática pedagógica interdisciplinar em um laboratório escolar que contextualiza as PCA com a Botânica e a Ecologia. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa do tipo exploratória descritiva e foi realizada por meio de uma pesquisa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado com 9 questões subjetivas e um diário de observação. A técnica utilizada para o trato com o conhecimento ocorreu por meio da análise de conteúdo abordada por Morais (1999). Participaram da pesquisa 14 alunos do curso técnico em agropecuária da EPT DR. Napoleão Neves da Luz na cidade de Jardim-CE. O produto educacional (SD) foi desenvolvido sobre a orientação de 5 planos de aulas de 100 minutos cada um. Os autores bases desse estudo foram: Tahara et al., 2018 ;Tahara, (2016); Franco, (2008); Freitas, (2012), Silva Junho,(2020), Brasil,(2017). Observou-se que uma prática pedagógica interdisciplinar envolvendo as PCA, a botânica e a ecologia facilita e contribui com o processo ensino aprendizagem em aula de educação física no ensino médio integrado ao técnico.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo Campus Salgueiro do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1026
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES (ProfEPT)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.