Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1027
Título: Curva de crescimento e de absorção de cálcio da hortelã-miúda (Mentha x villosa Huds)
Autor(es): Viana, Matheus de Souza
Palavras-chave: Hortelã
Adubação
Nutrição mineral
Data do documento: 2022
Citação: VIANA, Matheus de Souza. Curva de crescimento e de absorção de cálcio da hortelã-miúda (Mentha x villosa Huds). TCC (Bacharelado em Agronomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina Zona Rural, Petrolina, PE, 24 f., 2022.
Resumo: Ainda há poucas informações na literatura sobre as necessidades nutricionais de plantas medicinais, o que faz com que informações sobre adubação química dos nutrientes da menta sejam escassas no Manual de Adubação para o estado de Pernambuco. O cálcio é importante no crescimento das raízes e dos brotos, além de aumentar a tolerância da planta a estresses externos. No interior na planta ele está em sua grande maioria situado na lamela média, que é a estrutura que reveste a parede celular, constituindo assim uma proteção natural contra patógenos. A marcha de absorção de nutrientes faz com que o produtor tenha conhecimento da época ideal para fazer a adubação, bem como a quantidade necessária. Desse modo, objetivou-se com esse trabalho determinar a marcha de crescimento e de absorção de cálcio da hortelã-miúda em vaso. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no IFSertãoPE, Campus Petrolina Zona Rural. Foi utilizado delineamento experimental inteiramente casualizado, com 7 tratamentos e 6 repetições, com um total de 42 plantas. Cada tratamento correspondeu a uma época de amostragem, realizadas de 10 em 10 dias após o transplantio, até o primeiro corte da cultura, aos 70 dias. Avaliou-se em cada período a matéria seca, teor de Ca e o acúmulo de Ca na parte aérea e raiz. As produções de massa seca na hortelã-miúda variam de forma quadrática, sendo maior a partir dos 30 DAT. Os teores de Ca variam de forma quadrática, sendo decrescente a partir dos 20 DAT. O acúmulo de Ca total na hortelã miúda varia de forma quadrática, sendo maior a partir dos 50 DAT. Além disso, a dose recomendada de Ca para a Mentha x Villosa (Huds) é de 17,15 kg.ha1.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1027
Aparece nas coleções:Bacharelado em Agronomia (Campus Petrolina Zona Rural)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- CURVA DE CRESCIMENTO E DE ABSORÇÃO DE CÁLCIO DA HORTELÃ-MIÚDA ( Mentha x villosa Huds ).pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.