Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1031
Título: Trajetórias de partículas carregadas em um referencial não-inercial na presença de defeitos topológicos e submetidas a campo magnético
Autor(es): Silva, Camila Torres
Palavras-chave: Física
Eletromagnetismo
Defeito topológico
Referencial não-inercia
Data do documento: 2023
Citação: SILVA, C. T. Trajetórias de partículas carregadas em um referencial não-inercial na presença de defeitos topológicos e submetidas a campo magnético. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.
Resumo: O eletromagnetismo é uma das áreas da física que consegue descrever diversos fenômenos observados em nosso cotidiano. O campo eletromagnético afeta diretamente o comportamento de uma partícula carregada que se movimenta em sua proximidade. Outro fator que pode influenciar no comportamento clássico e quântico de partículas, carregadas ou não, é a geometria. Um elemento relacionado a geometria e que tem sido bastante estudado em diversas áreas é o defeito topológico. As análises dessas condições que estão sendo estudadas podem ser feitas tanto em um referencial inercial, em que a lei da inércia é válida, quanto no não-inercial, caso em que o sistema de referência é acelerado ou está girando. Este trabalho tem como objetivo a realização de um estudo teórico, acerca do comportamento de partículas carregadas em um referencial girante, submetida a campo magnético uniforme e na geometria de defeitos topológicos. O método para solução do problema deste trabalho é o formalismo lagrangiano, tendo-se n-equações diferenciais de segunda ordem, onde encontra-se uma equação de movimento que descreve a trajetória da partícula carregada nas condições abordadas. A equação obtida é solucionada numericamente, e como resultado obtem-se gráficos de trajetória para diversas configurações de campo, rotação e geometria. São apresentados nos apêndices o inicio da solução pelo formalismo hamiltoniano chegando a hamiltoniana do sistema estudado.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduada em Licenciatura em Física
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1031
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador