Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1034
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dc.contributor.authorSouza, Maria Francimar Teles de-
dc.date.accessioned2023-04-27T18:50:07Z-
dc.date.available2023-04-27T18:50:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUZA, M. F. T. A metodologia de projetos como proposta de integra-ção entre as disciplinas da base técnica e base comum no curso de comércio. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1034-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal do Sertão de Pernambuco, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.description.abstractAs escolas de educação profissional foram implantadas no estado do Ceará em 2008 e uma das disciplinas que faz parte da Matriz Curricular é a de Projetos Interdisciplinares, que, por não ter um material estruturado para o seu desenvolvimento nas aulas dos pro- fessores desse componente curricular, motivou o presente estudo a investigar como o trabalho com a metodologia de projetos pode contribuir para a integração entre as disci- plinas da base técnica e da base comum. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo sistematizar uma metodologia de trabalho com projetos de forma a contribuir para a inte- gração das disciplinas da base técnica e da base comum no Curso de Comércio, de uma escola de educação profissional da cidade de Juazeiro do Norte – Ceará. Para isso, foi realizada uma investigação de cunho qualitativo, caracterizando-se como pesquisa-ação uma vez que possibilitou aos sujeitos da pesquisa meios para conseguirem responder a um problema que vivenciam nas escolas estaduais de educação profissional do Ceará. Como resultado do trabalho foi desenvolvido também um produto educacional que po- derá contribuir para o curso de Comércio da Instituição pesquisada, bem como para ou- tras instituições de ensino, visto que foi elaborado um manual de orientação para o tra- balho com projetos interdisciplinares, o qual faz parte de praticamente todas as realida- des educacionais, exceto dos cursos que não adotam a modalidade integrada. Entre- tanto, observou-se que na escola pesquisada o trabalho desenvolvido com projetos acon- tece de forma a envolver mais diretamente as disciplinas da base comum, havendo ainda a necessidade de uma maior integração com as disciplinas da base técnica. Nesse con- texto, espera-se ter contribuído para a efetividade dessa integração por meio das suges- tões apresentadas no manual didático criado para o trabalho com projetos, a partir das respostas dadas ao questionário aplicado e da realização das oficinas com os professo- res desse curso.pt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEscola de Educação Profissionalpt_BR
dc.subjectTrabalho Integradopt_BR
dc.titleA metodologia de projetos como proposta de integra-ção entre as disciplinas da base técnica e base comum no curso de comérciopt_BR
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