Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1034
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Maria Francimar Teles de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T18:50:07Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T18:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, M. F. T. A metodologia de projetos como proposta de integra-ção entre as disciplinas da base técnica e base comum no curso de comércio. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em educação profissional e tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1034 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal do Sertão de Pernambuco, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
dc.description.abstract | As escolas de educação profissional foram implantadas no estado do Ceará em 2008 e uma das disciplinas que faz parte da Matriz Curricular é a de Projetos Interdisciplinares, que, por não ter um material estruturado para o seu desenvolvimento nas aulas dos pro- fessores desse componente curricular, motivou o presente estudo a investigar como o trabalho com a metodologia de projetos pode contribuir para a integração entre as disci- plinas da base técnica e da base comum. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo sistematizar uma metodologia de trabalho com projetos de forma a contribuir para a inte- gração das disciplinas da base técnica e da base comum no Curso de Comércio, de uma escola de educação profissional da cidade de Juazeiro do Norte – Ceará. Para isso, foi realizada uma investigação de cunho qualitativo, caracterizando-se como pesquisa-ação uma vez que possibilitou aos sujeitos da pesquisa meios para conseguirem responder a um problema que vivenciam nas escolas estaduais de educação profissional do Ceará. Como resultado do trabalho foi desenvolvido também um produto educacional que po- derá contribuir para o curso de Comércio da Instituição pesquisada, bem como para ou- tras instituições de ensino, visto que foi elaborado um manual de orientação para o tra- balho com projetos interdisciplinares, o qual faz parte de praticamente todas as realida- des educacionais, exceto dos cursos que não adotam a modalidade integrada. Entre- tanto, observou-se que na escola pesquisada o trabalho desenvolvido com projetos acon- tece de forma a envolver mais diretamente as disciplinas da base comum, havendo ainda a necessidade de uma maior integração com as disciplinas da base técnica. Nesse con- texto, espera-se ter contribuído para a efetividade dessa integração por meio das suges- tões apresentadas no manual didático criado para o trabalho com projetos, a partir das respostas dadas ao questionário aplicado e da realização das oficinas com os professo- res desse curso. | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Escola de Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Integrado | pt_BR |
dc.title | A metodologia de projetos como proposta de integra-ção entre as disciplinas da base técnica e base comum no curso de comércio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES (ProfEPT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇAO-A METODOLOGIA DE PROJETOS COMO PROPOSTA DE INTEGRA-ÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DA BASE TÉCNICA E BASE COMUM NO CURSO DE COMÉRCIO.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.