Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1040
Título: Os sofwares Tracker e Audacity no ensino de física: uma proposta analisando o efeito Doppler de uma fonte sonora se aproximando em relação a um detector fixo
Autor(es): Silva, Marcelo Augusto Alves da
Palavras-chave: Ensino de Física
Recursos didáticos
Softwares
Mecânica
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, M. A. A. da. Os sofwares Tracker e Audacity no ensino de física: uma proposta analisando o efeito Doppler de uma fonte sonora se aproximando em relação a um detector fixo. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, 2022.
Resumo: Nesse texto é apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido durante o curso de Licenciatura em Física do IFSertaoPE Campus-Salgueiro. Nele, é proposto algumas atividades que podem ser desenvolvidas por docentes, usando como recurso didático os softwares Tracker e Audacity durantes as aulas de física, especialmente na mecânica e acústica. A ideia central do trabalho é ampliar as ferramentas de ensino nas áreas citadas, abordando conceitos físicos que geralmente ficam apenas na teoria. O trabalho teve início no quinto semestre do curso, durante uma atividade realizada na disciplina de Oficina de Física I, nos quais os programas foram essenciais para observação de um efeito ondulatório. O texto, então, é dividido em três capítulos, em que no primeiro aborda-se o uso de softwares no ensino de física, onde apresenta-se algumas potencialidades do Tracker e Audacity, assim como uma série de atividades que podem ser desenvolvidas. Já no segundo capítulo, é explanado sobre uma atividade experimental, onde é verificado o efeito Doppler de uma fonte sonora se aproximando de um detector fixo. Ainda nesse capítulo, é possível estimar de forma razoável a velocidade do som no ar com o auxílio dos programas. Por fim, as conclusões, em que é observado o quão os programas podem ser úteis como recurso didático, desde que suas aplicações sejam bem planejadas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Coordenação do curso de Licenciatura de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro, como requisito parcial à obtenção do título de Graduada em Licenciatura em Física
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1040
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador