Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1043
Título: Aproveitamento integral de pescado artesanal: sustentabilidade alimentar, meio ambiente e empreendedorismo
Autor(es): Silva, Winny Brenda Alves dd
Palavras-chave: Pesca artesanal
Sustentabilidade
Empreendedorismo
Processamento de Alimentos
Data do documento: 2022
Citação: SILVA, W. B. Aproveitamento integral de pescado artesanal: sustentabilidade alimentar, meio ambiente e empreendedorismo. TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: A sociedade convive com dois extremos: altos índices de desperdício de alimentos, além de insumos, e ausência ou carência deles na dieta humana. A indústria, em sua busca para satisfazer o mercado, acaba contaminando o meio aquático com o descarte de substâncias químicas em rios, lagos e afins, comprometendo também a pesca artesanal uma vez que ela é responsável pela subsistência e renda familiar de comunidades ribeirinhas, onde, o aproveitamento integral do pescado estimula a minimização dos impactos socioambientais. O presente trabalho objetivou capacitar pescadoras associadas a Colônia de Pescadores Z-21, em Pedrinhas, Petrolina/PE, promovendo curso de capacitação com vistas ao aproveitamento integral do pescado artesanal, buscando a promoção da sustentabilidade alimentar, a valorização de ações empreendedoras e a mitigação aos impactos ambientais. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, com caráter qualitativo, exploratória, bibliográfica e de campo. O projeto foi desenvolvido da seguinte maneira: 1. Preparação do curso de capacitação; 2. Realização do curso; 3. Realização das atividades práticas no Laboratório de Alimentos (LEA/IFSertãoPE); 4. Realização de atividades práticas na Colônia de Pescadores; 5. Realização de Oficina de Empreendedorismo; 6. Certificação dos participantes. Os resultados encontrados apontam que o crescimento econômico de um grupo é necessário para sua sobrevivência, podendo surgir das ideias mais simples. Em um mercado que prega o consumo excessivo e descarte rápido, nasce uma visão diferente que prega o desenvolvimento sustentável. Portanto, realizar esse tipo de empreendimento pode auxiliar na suavização das problemáticas sociais locais, porque a competição refletem na geração de empregos e distribuição de renda, sendo que, a elaboração de produtos alimentícios à base do pescados artesanal possibilita a produção com baixo custo e acessibilidade a matéria-prima, podendo se tornar um importante precursor da dinâmica socioeconômica da comunidade pesquisada.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Tecnologia em Alimentos, sob a orientação da Profa. Dra. Clécia Simone Gonçalves Rosa Pacheco.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1043
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aproveitamento Integral de Pescado Artesanal.pdf13,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.