Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1051
Título: Extração e efeito bactericida do óleo essencial da casca da aroeira e da pimenta rosa-aroeira fruto (Schinus Theribinthifolius)
Autor(es): Brito, Ingrid Raiane Souza de
Palavras-chave: Plantas medicinais
Óleos essenciais
Extrato alcoólico
Aroeira
Data do documento: 2022
Citação: BRITO, I. R. S. Extração e efeito bactericida do óleo essencial da casca da aroeira e da pimenta rosa-aroeira fruto (Schinus Theribinthifolius). TCC (Tecnologia em Alimentos) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Petrolina, PE, 2022.
Resumo: Atualmente, as indústrias do ramo alimentício vêm se preocupando com microrganismos presentes nos alimentos, onde estão cada vez mais resistentes aos produtos químicos usuais. No Brasil, existe uma grande fonte de substâncias de origem vegetal sobre as quais não existe conhecimento, como também dos seus efeitos nos microrganismos. Em virtude das suas características químicas, os usos na sua maioria é destinada para fins medicinais, sendo usados a casca, frutos e folhas no tratamento de doenças, na cicatrização e como intervenção antimicrobiana. Nesse âmbito, a Aroeira se tornou de grande interesse na comunidade de desenvolvimento científico, pelos compostos ativos da planta, encontrados especialmente em suas folhas, cascas e frutos, de onde pode-se extrair o óleo. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo o estudo da atividade antimicrobiana dos óleos essenciais da casca e do fruto da aroeira (Schius terebintifolius)e testá-lo sobre duas bactérias patogênicas, Staphylococcus aureus e Escherichia coli. O óleo pode ter um uso promissor como alternativa ao uso de substâncias mais toxicas na conservação de alimentos ou higienização de superfícies alimentícias. A extração do óleo essencial e do extrato hexânico da casca e da pimenta rosa por meio de ultrassom e Clevenger, por fim, aplicou-se o teste de diluição. O óleo essencial apresentou ação antimicrobiana contra a bactéria patogênica S. aureus e para a E.coli. A extração do óleo essencial do fruto de S. terebinthifolius mostrou ser uma opção interessante e pode agregar valor à cadeia produtiva da pimenta rosa.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, como parte dos requisitos para a conclusão do curso de Tecnologia em Alimentos, sob a orientação do Prof. Dr. Arão Cardoso Viana.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1051
Aparece nas coleções:Tecnologia em Alimentos (Campus Petrolina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-EXTRAÇÃO E EFEITO BACTERICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL.pdf791,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.