Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1052
Título: A Cultura Maker como facilitadora no processo de ensino- aprendizagem de lógica de programação: uma sequência didática através do uso de Robótica
Autor(es): Barros, Maria Isabela de Souza
Palavras-chave: Robótica
Programação
Programação em blocos
Ferramentas de programação
Data do documento: 2022
Citação: BARROS, M. I. de S. A Cultura Maker como facilitadora no processo de ensino- aprendizagem de lógica de programação: uma sequência didática através do uso de Robótica. TCC (Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2022.
Resumo: A cultura maker vem ao longo dos anos ganhando espaço nas instituições de ensino, por meio dela, os alunos e professores saem do modelo tradicional de aula e são inseridos em um mais intuitivo e que apresenta evoluções no ensino-aprendizagem. Em contrapartida, a lógica de programação é uma disciplina que está presente na grade curricular de diversos cursos de computação e muitos estudantes apresentam dificuldades nela e por esse motivo reprovam a matéria ou desistem do curso. Assim, é apresentada a robótica e a programação em blocos como metodologias eficazes para melhorar o conhecimento dos discentes e o ensinamento dos docentes para tentar reduzir o número de alunos evadidos e repelidos. Por fim, são apresentados quatro projetos pensados a partir de uma sequência didática para contribuir com melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro,como requisito parcial à obtenção do título de tecnólogo em Sistemas para Internet.
URI: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1052
Aparece nas coleções:Sistemas para Internet (Campus Salgueiro)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.