Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1061
Título: | A relação de tempo-espaço e ideologia nas charges editoriais e suas implicações para o ensino de língua inglesa no ensino médio. |
Autor(es): | Moraes, Rita de Cássia Eleutério de |
Palavras-chave: | Charge Ensino médio Língua inglesa Cronotopo Ideologia |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MORAES, R. C. E. A relação de tempo-espaço e ideologia nas charges editoriais e suas implicações para o ensino de língua inglesa no ensino médio. TCC (Pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino de línguas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Salgueiro, Salgueiro, PE, 2023. |
Resumo: | A análise de charges é crucial para que o aprendiz de língua estrangeira seja capaz de explorar criticamente os discursos ou vozes que permeiam esse gênero discursivo e, dessa forma, expressar e elaborar sua própria argumentação. O presente estudo visa apresentar um breve histórico da ascensão da charge, bem como sua evolução histórica, para entender como as relações de tempo e espaço são construídas no espaço narrativo. Para tal propósito, a base teórica será a Teoria dos Cronotopos de Mikhail Bakhtin (1998). A pesquisa, de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio da interpretação de charges editoriais aplicando-se o conceito de cronotopo, resultando na sugestão de um plano de aula para o ensino médio contemplando as implicações do estudo de charges em inglês para o professor. Alinhada com as habilidades e competências da BNCC, a proposta de aplicação de exercícios de interpretação suscita o posicionamento do estudante em relação a temas políticos e sociais. Portanto, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de mais pesquisas do gênero charge em língua inglesa com foco na aplicação em sala de aula e para a compreensão da importância da ideologia existente nesse gênero discursivo como fonte de argumentação crítica para os estudantes. |
URI: | https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/handle/123456789/1061 |
Aparece nas coleções: | Metodologia do Ensino de Línguas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A RELAÇÃO DE TEMPO-ESPAÇO E IDEOLOGIA NAS CHARGES EDITORIAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO.pdf | 736,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.